
A BDO Brasil apresentou um novo estudo sobre o Valor das Marcas dos Clubes Brasileiros. Uma das surpresas do estudo, publicado na semana passada, foi à liderança do Flamengo, que superou o Corinthians como a marca mais valiosa do futebol brasileiro. O Grêmio ficou em quinto lugar, o Inter, em sexto. O executivo Pedro Daniel, especialista em gestão esportiva e responsável pela área Esporte Total da consultoria BDO, comentou o trabalho.
Como você pode avaliar a evolução das marcas dos clubes no Brasil nos últimos anos?
Apesar do forte crescimento apresentado nos últimos cinco anos, podemos notar que o ritmo diminuiu em 2015. Esse é um sinal claro de que os clubes brasileiros precisam ampliar suas plataformas, como buscar internacionalização das suas marcas.
A crise econômica afetou as marcas no Brasil?
Ainda não. Mas, provavelmente, no próximo ano, devemos sentir o reflexo dessa crise econômica.
Haverá mudanças no ranking nos próximos anos? Qual a tendência?
É difícil prever mudanças, pois este é um segmento que as coisas mudam muito rapidamente, entretanto, temos alguns bons exemplos que indicam uma tendência mais forte de crescimento, como as marcas de Flamengo, Atlético-PR, Palmeiras e Grêmio.
Como você avalia o Grêmio?
O Grêmio, com seu eficiente trabalho, saiu da oitava posição em 2012 para o quinto lugar em 2015. Foi o primeiro clube brasileiro a inaugurar sua nova arena, tem um programa de sócio torcedor bem desenvolvido, explora sua marca comercialmente (como a Hamburgueria) e, no último ano, teve um faturamento com patrocínio e publicidade superior ao do seu rival Inter.
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E o Inter?
Apesar do seu forte programa de sócio torcedor, o Inter não apresentou a evolução esperada no último estudo. Com uma forte queda de receita no último ano, o clube deve buscar ampliar sua exploração com a nova arena para retomar o patamar de marca mais valiosa do Estado. Potencial não falta.
*ZHESPORTES