
Pelo menos 16 dos 50 melhores tenistas do mundo podem ter recebido dinheiro para entregar jogos do circuito mundial nos últimos 10 anos, de acordo com reportagem da TV britânica BBC em parceria com o site BuzzFeed News. As partidas incluem os torneios de Roland Garros e Wimbledon, dois dos mais tradicionais do mundo.
Segundo a reportagem, as violações à Unidade de Integridade do Tênis (TIU, em inglês, que rege a modalidade em termos éticos) incluem jogadores que já ganharam Grand Slams. Chris Kermode, presidente da ATP, disse que irá investigar qualquer nova informação.
Depois de vencer Hyeon Chung por 3 sets a 0 em sua estreia no Aberto da Austrália, o sérvio Novak Djokovic, primeiro colocado do ranking mundial, admitiu já ter recebido contatos indiretos para entregar jogos por US$ 200 mil (R$ 804,5 mil).
– Não se aproximaram de mim diretamente. Eu fui contatado por pessoas que trabalhavam comigo na época. É claro que recusamos. Aquilo nem chegou a mim. O cara que tentou falar comigo não falou diretamente. Nunca fui abordado diretamente, então não tenho mais nada a dizer a respeito. Aquilo fez eu me sentir péssimo, porque não quero estar ligado a este tipo de coisa. Há quem chame isso de oportunidade. Para mim, é um ato de antidesportividade, um crime no esporte – disse Djokovic, em entrevista coletiva.
De acordo com a reportagem de BBC e BuzzFeed News, que não revela os nomes dos tenistas possivelmente envolvidos, as propostas são oriundas de apostadores de Rússia e Itália.
*ZHESPORTES