
A ITF anunciou, na manhã desta quarta-feira, que Maria Sharapova foi suspensa após resultado positivo para doping. A tenista russa teve a substância Meldonium encontrada em seu corpo durante a partida contra Serena Williams, no Australian Open em 26 de janeiro, e só poderá voltar em 2018.
Leia mais:
Djoko vence Murray e leva primeiro título de Roland Garros da carreira
Orlandinho é vice de duplas no juvenil de Roland Garros
Guga é o novo embaixador do Hall da Fama do Tênis
Em sua conta oficial no Facebook, a tenista mostrou mais documentos da decisão da ITF que ainda não haviam sido divulgados pela entidade para a imprensa. A russa não se conformou que o Tribunal considerou o uso como não-intencional, mas a puniu.
A tenista afirmou que seu advogado preparou um dossiê de como funciona o processo da ITF e as regras para detalhar aos fãs.
Confira o comunicado da tenista, na íntegra:
"Hoje, com sua decisão por uma suspensão de dois anos, o Tribunal da ITF unanimamente concluiu que o que eu fiz não foi intencional. O Tribunal descobriu que eu não procurei tratamento com o meu médico com o propósito de obter uma substância para melhora de performance. A ITF gastou uma grande quantidade de tempo e recursos tentando provar que eu intencionalmente violei as regras anti-doping, e o Tribunal concluiu que não. Vocês precisam saber que a ITF pediu ao Tribunal para me suspender por quatro anos _ a suspensão estipulada para uma violação intencional _, e o Tribunal rejeitou a posição da ITF.
Enquanto o Tribunal concluiu corretamente que eu não violei intencionalmente as regras anti-doping, eu não posso aceitar uma punição dura e injusta de dois anos. O Tribunal, cujos membros foram selecionados pela ITF, concordam que eu não fiz nada errado intencionalmente, ainda que eles tenham procurado me manter afastada de jogar tênis por dois anos. Vou imediatamente recorrer da suspensão junto ao CAS, Corte Arbitral do Esporte.
Sinto saudade de jogar tênis e dos meus incríveis fãs, que são os melhores e mais leais fãs do mundo. Tenho lido as suas cartas. Tenho lido as suas postagens nas redes sociais e o seu amor e apoio têm me carregado por estes dias difíceis.
Pretendo me manter firme no que acredito que é certo e é por isso que vou lugar para voltar às quadras de tênis assim que possível.
Com amor, Maria
Obs.: Meu advogado preparou um pequeno sumário de como funciona o processo da ITF, então decidi passar isso aos meus fãs para que vocês também possam estar cientes das regras que eles cumprem".
*LANCEPRESS e ZHESPORTES