
A Turquia entrou em campo com duas derrotas na Euro 2016, o que a deixou com chances remotas de classificação. Para avançar, era preciso superar a República Tcheca e torcer por uma combinação de resultados para assegurar uma vaga entre os melhores terceiros colocados. Com boas atuações de Arda Turan e Mor, os turcos fizeram a sua parte e venceram por 2 a 0. Já os tchecos estão fora da competição após somarem apenas um ponto em três jogos e terminarem em último no Grupo D.
A República Tcheca é uma equipe bem organizada, que toca bem a bola, mas peca na hora de criar, sobretudo quando se depara com times bem fechados, que jogam por uma bola encaixada em contra-ataque, como é o caso da Turquia. E não demorou muito para que a proposta turca fizesse efeito. Aos 9min, Arda Turan puxou contra-ataque pela direita e tocou para Yilmaz abrir o placar.
Leia mais:
Polônia vence Ucrânia e garante classificação inédita à próxima fase da Euro
Alemanha vence pelo placar mínimo e vai às oitavas como líder
Espanha leva virada da Croácia e pega chave difícil na Euro
Se construir jogadas estava complicado, restava aos tchecos apostar em jogadas individuais, bolas paradas e chutes de longa distância. E foi assim que eles encontraram as duas melhores oportunidades do primeiro tempo. Na melhor delas, Darida arriscou de fora da área, a defesa turca desviou e mandou para escanteio. Na cobrança, Sivok cabeceou e tirou tinta da trave. Também chutando de longe, Plasil foi o responsável pela outra, mas o goleiro Babacan se esticou todo e fez uma linda defesa. Por pouco, não saiu o empate. O jogo, porém, estava equilibrado, e os turcos mantiveram sua aposta nos contra-ataques. No mais perigoso, Topal chutou para fora.
Na segunda etapa, o mesmo cenário: República Tcheca com dificuldades para criar, e a Turquia apostando nos contra-golpes. Diferentemente do primeiro tempo, saiu o equilíbrio nas oportunidades criadas e entrou o domínio turco, que marcou o segundo em uma jogada de bola parada. Aos 19min, a zaga tcheca afastou mal uma falta cobrada dentro da área, e a bola sobrou para Tufan ampliar o marcador.
Outras duas grandes oportunidades teve o time turco na segunda metade: Mor também fez uma boa jogada quando recebeu uma bola invertida pela direita e driblou dois zagueiros, mas chutou para fora. Na outra, Arda Turan, de cabeça, também teve uma boa chance. A República Tcheca começou a correr atrás do prejuízo e pressionou nos minutos finais, mas sem eficiência.
*LANCEPRESS