Novidade no hóquei

NHL cria sistema para integrar novo time em Las Vegas

Entrada da nova equipe já foi aprovada pelos 30 donos das franquias

22/09/2016 - 15h04min | Atualizada em 22/09/2016 - 15h04min
NHL cria sistema para integrar novo time em Las Vegas Ethan Miller / Getty Images/AFP/Getty Images/AFP
Nova T-Mobile Arena será a casa do novo time da NHL em Las Vegas Foto: Ethan Miller / Getty Images/AFP / Getty Images/AFP

A NHL foi expandida para 31 times e, provavelmente a partir da temporada 2017/2018, terá uma franquia em Las Vegas — o anúncio da nova equipe já foi feito oficialmente, restando apenas definir a data exata da entrada. A preocupação da liga agora passa a ser a montagem do novo time.

Como todas as ligas americanas, a NHL preza pela paridade entre os participantes. Por isso, é fundamental fazer com que o time de Las Vegas (que ainda não tem nome definido) se torne competitivo o quanto antes — isso, obviamente, sem prejudicar os interesses dos outros 30 times atuais.

Leia mais:

Confira as transmissões da semana 3 da NFL
Clarissa sobre o Sky nos playoffs da WNBA: "Nesta fase, trabalho é mais mental"
Em início da carreira de beisebol, Tim Tebow é sucesso comercial

Para que isso ocorra, a liga tem o chamado draft expansional. Nele, as 30 equipes atuais cedem jogadores para a nova franquia, que pode rechear o seu elenco com veteranos — o que é ainda mais importante na NHL que, diferentemente de NFL e NBA, não pode contar com o impacto imediato dos novatos, que passam antes pelo desenvolvimento em ligas menores.

No draft expansional, os times atuais terão duas opções para proteger os seus jogadores dos elencos naquele momento. Cada equipe poderá bloquear sete atacantes, três defensores e um goleiro; ou oito jogadores de linha (atacantes e defensores) e um goleiro. Jogadores com cláusulas antitroca precisam ser protegidos, a menos que concordem em ir para Las Vegas. Por fim, primeiro e segundo anistas e escolhas de draft que ainda não assinaram contrato são inelegíveis para a mudança à nova franquia.

O time de Las Vegas terá o direito/dever de escolher um jogador de cada franquia, totalizando 30 jogadores — no mínimo 14 atacantes, nove defensores e três goleiros, com valores contratuais somados que atinjam entre 60% e 100% do teto salarial da liga. Eles, além de eventuais trocas e contratações no mercado, formarão o grupo inicial.

O elenco para o começo da temporada regular precisa ter entre 20 e 23 jogadores, com pelo menos 18 jogadores de linha e dois goleiros. Jogadores colocados na reserva de lesionados não entram na conta.


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.