Turfe

Bagé in Concert desbanca favorito e vence o 108º GP Bento Gonçalves

Cavalo surpreendeu ao vencer tradicional prova superando First Amour. Evento foi realizado neste sábado no Jockey Club, em Porto Alegre

Por: ZH Esportes
15/10/2016 - 19h49min | Atualizada em 16/10/2016 - 07h04min
Bagé in Concert desbanca favorito e vence o 108º GP Bento Gonçalves Jefferson Bernardes/Agência Preview
Com a condução de W.P.Silva, Bagé in Concert venceu a 108ª edição do GP Bento Gonçalves, tradicional prova do turfe Foto: Jefferson Bernardes / Agência Preview

A mais importante prova do turfe gaúcho teve, em sua 108ª edição, um campeão "de casa". Realizado no sábado no Jockey Club, em Porto Alegre, o Grande Prêmio Bento Gonçalves foi vencido pelo cavalo Bagé in Concert, que superou o favorito First Amour e fechou os 2.400 metros da prova com o tempo de 2m36s.

Leia mais:
Vagner e Josiane, o casal que se enfrentou no GP Bento Gonçalves

Mais novo dos competidores, o macho de três anos não chegou a ser um azarão, porque vinha apresentando bons resultados e era tido em alta conta para a disputa, mas ainda assim surpreendeu ao vencer o filho de First American, que tinha conquistado o primeiro lugar em oito das nove provas que havia disputado. Com quatro anos, First Amour, que pertence ao Haras Rio Iguassu, vinha ainda de vitória recente, em agosto, no GP Paraná.

Bagé in Concert venceu conduzido com William P. Silva, jóquei que se desenvolveu profissionalmente no próprio Jockey Club. Gaúcho, o cavalo é de criação do Haras Santa Rita do Portão e propriedade do Stud Miguel Ávila. O GP Bento Gonçalves é voltado para animais de três anos ou mais.

O cavalo cruzou a linha de chegada na pista de areia do Hipódromo do Cristal quando as primeiras gotas de chuva começaram a cair, após uma tarde abafada. A água que se seguiu serviu para banhar o jóquei, seus familiares, o treinador, Luiz C. Avila, e os proprietários do animal vencedor, que foram até a pista extasiados com a conquista do primeiro lugar.

— Tá tudo em casa! — comemorou uma das dezenas de pessoas que não se afugentaram com a chuva e resolveram se aglomerar ao redor do campeão.

William coroou sua grande evolução, após vitórias montando Neguinha do Fubá e, mais recentemente, o próprio Bagé in Concert. Valmir Rocha, do Paraná, que montou o favorito First Amour, saiu lamentando que o cavalo não tenha alcançado mais um entre os bons resultados deste ano com uma vitória inédita no Bento Gonçalves, ficando apenas com o quarto lugar.

— Estou muito orgulhoso, a pista estava boa, a performance foi excelente. Só tenho a agradecer — afirmou William, após a vitória.

Nos metros finais, quando Bagé in Concert apresentava boa vantagem e o até então favorito ficava para trás, a plateia se ergueu ao ver Life Style se aproximar com velocidade. A tensão tomou conta das arquibancadas por uma fração de segundo, enquanto parecia que o vencedor seria decidido por um focinho de diferença, mas William ergueu os braços ao perceber que não seria passado por nenhum concorrente a tempo.

Os cavalos Save the Tiger — que havia ficado em segundo lugar na 106ª edição do GP Bento Gonçalves, em 2014 — e Ovunque acabaram retirados.

Classificação final do 108º GP Bento Gonçalves:
1) Bagé in Concert
2) Life Style
3) Departure Time
4) First Amour
5) Indujo Amor


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.