Jovens atletas

De olho no futuro, Seleção de rúgbi recruta talentos em Santa Maria

Coração do Rio Grande foi palco de primeira seletiva da Confederação Brasileira de Rugby neste domingo

16/10/2016 - 21h38min | Atualizada em 16/10/2016 - 21h43min
De olho no futuro, Seleção de rúgbi recruta talentos em Santa Maria Germano Rorato/Agencia RBS
Estádio dos Eucaliptos, em Santa Maria, recebeu 45 candidatos neste domingo Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

A ideia é formar atletas de alto rendimento para, daqui a alguns anos, ter uma Seleção que brigue de igual para igual com as potências mundiais do rúgbi. E o primeiro passo desse projeto audacioso foi dado no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Maria, na tarde deste domingo. Ao todo, 45 candidatos, entre 15 e 17 anos, e de nove cidades gaúchas, participaram da primeira etapa do recrutamento de novos jogadores promovida pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Leia mais:
Riograndense deve firmar parceria com o Universitário Rugby
Universitário perde a semifinal da Copa RS
Universitário Rugby vence o Caxias e é bicampeão gaúcho
Leia mais sobre rúgbi

— Estamos escolhendo jovens que poderão virar atletas de alto rendimento no futuro — explica o coordenador de recrutamento da CBRu, o argentino Mario Olivas, 42 anos.

Os aprovados na seletiva santa-mariense começarão a treinar com as categorias de base da seleção brasileira de rúgbi no início de 2017, em núcleo de alto rendimento da CBRu em Florianópolis. Eles terão alguns benefícios como bolsa de estudos, hospedagem e alimentação, além de acompanhamento médico.

— Vamos garimpar atletas com potencial genético e com condicionamento físico acima da média — complementa Daniel Nativo, 34 anos, atleta da seleção brasileira de rúgbi e do Desterro, de Florianópolis, e um dos líderes do projeto de recrutamento no Sul do país.

A segunda oportunidade de recrutamento da CBRu será em Lages, em Santa Catarina, no próximo domingo. A confederação irá proporcionar um total de seis seletivas pelo Brasil em 2016. Não há previsão de data de anúncio dos 45 aprovados no primeiro ano do recrutamento da CBRu.

Entre os 30 presentes na tarde deste domingo, estava o santa-mariense Eric Martins da Silva, 16 anos, aluno do 2º ano da Escola Margarida Lopes. Eric, que atua pelo time juvenil do Universitário Rugby, conheceu a modalidade há dois meses por convite do cunhado, que era jogador.

— É uma paixão que não tem como largar mais. Vejo essa oportunidade da CBRu como um sonho possível — almeja o jovem atleta.

De acordo com a CBRu, a escolha de Santa Maria para ser a sede gaúcha do recrutamento é fruto do bom momento vivido pelo Universitário Rugby Santa Maria. Além das inúmeras iniciativas da equipe santa-mariense, que é bicampeã gaúcha da 2ª Divisão e conta com uma equipe juvenil, no Coração do Rio Grande foi revelado, por exemplo, o jogador da Seleção Jardel Vettorato. 

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.