Reta final

Único alemão que nunca foi rebaixado, Hamburgo luta para seguir na elite

Time tem jogo decisivo contra o Wolfsburg no sábado

16/05/2017 - 10h10min | Atualizada em 16/05/2017 - 10h10min
Único alemão que nunca foi rebaixado, Hamburgo luta para seguir na elite Hamburger SV / Divulgação/Divulgação
Em seu último jogo, sábado passado, Hamburgo empatou fora de casa com o Schalke 04 Foto: Hamburger SV / Divulgação / Divulgação  

O Hamburgo é o único alemão que nunca foi rebaixado à segunda divisão nacional. Mas, pela terceira vez em quatro anos, o risco de queda é grande. A uma rodada do fim do Campeonato Alemão, o time está em 16° lugar — antepenúltimo. Neste momento, precisaria disputar um playoff de sobrevivência contra o terceiro colocado da Segundona para se manter na elite.

Campeão da Liga dos Campeões da Europa na temporada 1982/1983 e dono de seis títulos do campeonato nacional — o último deles em 1983 —, o Hamburgo tem vivido dificuldades recentes. O último título de expressão foi a Copa da Liga Alemã em 2002/2003. A tradição é tão forte que, em seu site oficial, o clube faz uma contagem do tempo em que está na elite alemã — no momento do fechamento desta matéria, o relógio estava em 53 anos e 265 dias.

Leia mais:

Brasileiro é eleito o segundo melhor jogador do Campeonato Holandês
Real pode pagar R$ 136 milhões para tirar Boateng do Bayern de Munique
Hologramas de técnicos participam de coletiva com Ancelotti

Em 2013/2014 e 2014/2015, o clube passou por situações semelhantes. Ficou em 16° lugar nos dois anos e precisou vencer o playoff do rebaixamento — derrotando Greuther Fürth e Karlsruher. Ano passado, o time teve uma leve melhora, terminando a temporada em 11°. Mas, em 2016/2017, o sofrimento voltou a bater a porta.

No sábado, na última rodada, o time tem uma chance de salvação imediata. Se vencer o Wolfsburg às 10h30min, ultrapassa o adversário e se livra da queda. Mainz, Augsburg e Wolfsburg estão com 37 pontos, contra 35 do Hamburgo. O problema é que o time não vence desde a 28ª rodada, dia 8 de abril, quando fez 2 a 1 no Hoffenheim — ao longo do campeonato, são apenas nove vitórias, oito empates e 16 derrotas. Por outro lado, Ingolstadt e Darmstadt já caíram e não têm chances de empurrar o Hamburgo para o rebaixamento direto.

Quem ficar em 16° provavelmente enfrentará o Braunschweig no playoff. O time está em terceiro lugar na Segunda Divisão, que também está a uma rodada do fim.

Times das grandes ligas europeias que nunca foram rebaixados:

Alemanha: Hamburgo
Espanha: Athletic Bilbao, Barcelona e Real Madrid
Itália: Inter de Milão
Holanda: Ajax, Feyenoord, PSV e Utrecht
Portugal: Benfica, Porto e Sporting

*ZHESPORTES

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.