
Uma goleada impiedosa sobre o Atlético Paranaense na estreia do Brasileirão por 6 a 2 e uma sequência de duas vitórias nas últimas duas rodadas alçaram o Bahia para o G-6 do campeonato. Com ótimas performances contra Atlético Goianiense e Cruzeiro, os baianos, que enfrentam o Grêmio na segunda, ganharam posições importantes na competição.
Dono do segundo melhor ataque do Brasileiro com 11 gols, perdendo apenas para o próprio Grêmio, que já fez 15, o Bahia vem liderando algumas estatísticas ofensivas importantes. De acordo com dados do Footstats, a equipe do técnico Jorginho é quem mais finaliza certo, quem mais marcou gols após passes de seus jogadores e também a que mais dá assistências para finalização.
Leia mais
Após três gols contra a Chapecoense, Everton diz estar mais confiante
Léo Moura e Lucas Barrios fazem exames, mas resultados só sairão no sábado
Grêmio Sub-14 bate o Botafogo em amistoso no Rio de Janeiro
E muito deste desempenho ofensivo satisfatório passa pelos pés de seus meias e laterais. Allione é o jogador com mais assistências no Brasileirão, sendo 18 para finalização e quatro para gol. O lateral-direito Eduardo, com 12 passes para arremate, aparece em terceiro no ranking. O apoiador argentino é ainda o líder em cruzamentos certos no campeonato, com 14.
Quem também vem em um ótimo momento é Zé Rafael. O camisa 10 tem três passes para gol no campeonato, perdendo apenas para Allione e Luan, do Grêmio. O meia é ainda o que mais finaliza entre os jogadores do Bahia, junto com Edigar Junior. São seis arremates no alvo até agora.
O número relativamente baixo de finalizações dos líderes individuais, para um time que é o primeiro no fundamento, mostra que há variação nas jogadas do Bahia. As chegadas de Juninho e Renê Júnior de trás têm feito com que a equipe circule bem o jogo e leve perigo com mais jogadores.
NÚMEROS DO BAHIA NO BRASILEIRÃO
11 gols – 2º melhor ataque
37 finalizações certas no Brasileirão – líder do fundamento
10 assistências para gols – líder do fundamento ao lado do Corinthians
61 assistências para finalizações – líder do fundamento
* Lancepress