
O Mundial de Clubes já conhece três dos seus sete participantes para 2017. Neste ano, a competição será realizada nos Emirados Árabes Unidos – mesmo país que recebeu as edições de 2009 e 2010. O torneio, que saiu do Japão depois de dois anos seguidos na Ásia, conhecerá o quarto time participante neste sábado, quando Real Madrid e Juventus decidem a Liga dos Campeões da Europa.
Leia mais:
Juventus x Real Madrid: saiba tudo sobre a final da Liga dos Campeões
Zidane e Allegri: expoentes na geração dos jovens técnicos
Roberto Carlos é anunciado como novo técnico de clube australiano
Times já classificados
Pachuca-MEX
Os mexicanos conquistaram a temporada 2016/2017 da Liga dos Campeões da Concacaf. Assim, representarão a zona da América do Norte, Central e Caribe. O time fará a sua quarta participação na história dos Mundiais.
Auckland City
O time neozelandês domina completamente no futebol semiprofissional da Oceania. Campeão da Liga dos Campeões da OFC, disputará o Mundial pela sétima vez consecutiva – a nona na história.
Al-Jazira
Como ocorre desde 2007, o campeão do país-sede tem vaga garantida no Mundial. Neste ano, a vaga será do estreante Al-Jazira. O time, que conta com os brasileiros Leonardo Pereira e Ailton Almeida, foi campeão nacional nos Emirados Árabes pela segunda vez. Na outra, em 2011, deu azar de o Mundial ser no Japão.
Quem ainda tem chance
Na Europa, a vaga ficará entre Real Madrid e Juventus, que decidem a Liga dos Campeões neste sábado. O outro time que vai diretamente às semifinais sai da Libertadores, que está nas oitavas de final – os brasileiros ainda com chances são Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Grêmio, Santos e Palmeiras.
O representante asiático será conhecido atráves da Liga dos Campeões da AFC. Atualmente, o torneio está nas quartas de final, e se estende até o fim de novembro. A Liga dos Campeões da CAF, na África, está na fase de grupos e vai até o início de novembro.
Organizado pela Fifa desde 2000, com uma edição isolada no Brasil, e anualmente desde 2005, o Mundial de Clubes tem sido dominado pela Europa nos últimos anos. O último campeão de outro continente foi o Corinthians, que venceu o Chelsea na final de 2012.