Irritação

Após 13 demissões em 16 rodadas do Brasileirão, federação de técnicos cobra CBF

Abel Braga pediu união dos principais nomes da categoria

24/07/2017 - 14h07min | Atualizada em 24/07/2017 - 14h07min
Após 13 demissões em 16 rodadas do Brasileirão, federação de técnicos cobra CBF Atlético-PR/Divulgação
Doriva foi o último técnico a perder seu emprego no Brasileirão Foto: Atlético-PR / Divulgação  

Em apenas 16 rodadas, 13 técnicos já perderam seu emprego nos clubes brasileiros que disputam a primeira divisão. Nos últimos cinco anos, é o segundo maior índice de demissões. Em 2015, 14 trocas de treinadores foram realizadas. Uma mudança a mais em relação a atual temporada.

Irritado com o alto número de companheiros perdendo seus empregos, Abel Braga defendeu que os técnicos mais renomados se unissem para organizar uma greve da categoria. A ideia é pressionar a CBF e os comandantes do futebol por melhores condições.

— Enquanto a gente não reunir os "pesos pesados" para dar um basta, isso vai continuar acontecendo. O cara que contrata, diz que existe um projeto. É mentira. Manda embora dois meses depois. Que projeto é esse? É deprimente, vergonhoso. Isso tem que acabar. Não me manifesto com política. Mas ai estamos falando da minha classe — cobrou Abel.

Leia mais
Barcelona espera pronunciamento de Neymar confirmando permanência
Alegando problemas pessoais, Mario Celso Petraglia pede licença do Atlético-PR 
Goleiro Jailson chega a 21 jogos de invencibilidade na Série A pelo Palmeiras

Com o aumento do número de profissionais demitidos, a Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF) está tentando articular com a CBF um mecanismo de proteção aos técnicos. Algo que a Federação Paulista adotou no Paulistão: liberação de mudança no comando técnico de uma equipe só é permitido após a apresentação de recibo que comprovasse o pagamento dos direitos trabalhistas do demitido.

Foto: Reprodução / Reprodução

Os números de trocas de técnicos em 16 rodadas:

2016 - 11
2015 - 14
2014 - 13
2013 - 13
2012 - 8

*ZHESPORTES

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.