Circuito dos Cristais

Pista com pouca aderência desafia pilotos da Stock Car em Curvelo

Autódromo inaugurado em 2016 ainda não tem emborrachamento ideal

21/07/2017 - 22h15min | Atualizada em 21/07/2017 - 22h15min
Pista com pouca aderência desafia pilotos da Stock Car em Curvelo FÁBIO DAVINI/VICAR,DIVULGAÇÃO
Quinto colocado no primeiro treino livre desta sexta-feira, Daniel Serra é o líder da temporada Foto: FÁBIO DAVINI / VICAR,DIVULGAÇÃO  

A sexta etapa da Stock Car, neste final de semana, em Curvelo (MG), não marca apenas a metade da temporada 2017. 

A prova no Circuito dos Cristais também representa uma novidade no mais novo autódromo do Brasil, a 150 quilômetros de Belo Horizonte.

Leia mais:
Ricardo Maurício lidera primeiro treino da Stock Car em Curvelo
Votação para dar push extra na Stock Car já está aberta
Daniel Serra fatura a Corrida do Milhão e assume liderança da Stock Car

Inaugurada no ano passado com o maior traçado do país em uma região rica em reservas minerais do Cerrado mineiro, a pista teve modificações para a prova deste domingo: o setor 1, considerado inseguro, foi reduzido, e o percurso caiu de 4,4 para 3,3 quilômetros. É um desafio a mais em um final de semana que pode consolidar o domínio do líder do campeonato.

Com 24 pontos de vantagem na ponta da tabela, Daniel Serra quer aproveitar a melhor fase de sua carreira para ampliar a distância em relação a Thiago Camilo. Vencedor da Corrida do Milhão, em Curitiba, o piloto do carro 29 da Eurofarma RC foi o quinto colocado no treino livre de sexta-feira. O resultado não preocupou: Serrinha trabalhou em busca do melhor acerto e não usou pneus novos.

Seu companheiro de equipe, Ricardo Maurício, usou os pneus novos no carro 90 e foi o mais rápido do dia. Melhor ainda para Serra: Camilo ficou apenas em 12º com o carro 21 da Ipiranga Racing. Mesmo com a primeira colocação no treino, Maurício reconheceu que a situação está melhor para Serra.

— Alguns pilotos colocaram pneus novos, e eu fui um deles, por isso acho que não estamos 100%. Consegui encontrar um bom equilíbrio, mas o Daniel ainda está superior. Mesmo com os pneus ruins, ele foi muito bem. Não é ruim terminar o primeiro dia liderando, mas não é suficiente porque o carro não está ideal — explicou o piloto do carro 90, bicampeão da Stock.

Os pneus e as condições da pista são motivos de preocupação. Como o circuito ainda é novo, a pouca utilização faz com que seu asfalto não esteja totalmente emborrachado, e a pista muda a cada volta.

– A pista ainda está suja, com muita terra, mas ainda assim consegui segurar a guiada e fechar o dia em primeiro – disse Ricardo Maurício.

— O circuito está muito sujo, sem aderência. Isso vai definir muito as coisas na classificação. Quem participar do segundo grupo no Q1 terá muita vantagem — explicou o paranaense Gabriel Casagrande (83 — Vogel Motorsport), que, aos 22 anos, é um dos pilotos da nova geração que tem se destacado na temporada.

O treino de classificação será disputado neste sábado, às 13h. As duas baterias serão no domingo, com a primeira largada às 13h e a segunda, às 14h10min. O SporTV 2 anuncia a transmissão da definição do grid e das corridas.

*O repórter viajou a Curvelo a convite da organização da Stock Car

ETAPA DE CURVELO

SÁBADO
Classificação — 13h (SporTV2)

DOMINGO
Corrida 1 — 13h (SporTV2)
Corrida 2 — 14h10min (SporTV2)

CLASSIFICAÇÃO
1º) Daniel Serra –  142 pontos
2º) Thiago Camilo – 126
3º) Max Wilson – 123
4º) Rubens Barrichello – 120
5º) Átila Abreu – 111

Gaúchos
12º) Vitor Genz – 53
15º) Cesar Ramos – 43
27º) Marcio Campos – 21

*ZHESPORTES

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.