
Porto Alegre, 28 de agosto de 2017. Na Rua Lucas de Oliveira, uma muvuca ronda um dos principais hotéis da cidade. São pessoas de camisas da Seleção ou de seus times preferidos, com buzinas, cartazes e faixas. Juntas, promovem gritarias e fazem barulho ao menor gesto de alguns dos mais festejados jogadores de futebol do mundo. Vale desde a chegada de Neymar, o jogador mais caro do mundo, ao aceno de Cássio, o terceiro goleiro.
Leia mais:
FOTOS: Seleção faz primeiro treino no CT Luiz Carvalho
Ainda com grupo reduzido, Seleção faz seu primeiro treino em Porto Alegre
VÍDEO: "Neymarzetes" enlouquecem com o ídolo em Porto Alegre
Agora reparem no parágrafo abaixo, também em Porto Alegre, mas em 14 de junho de 2014, publicado por Zero Hora.
"A festa foi grande no hotel dos bleus, com dezenas de torcedores devidamente paramentados aos gritos de 'impossible n'est pas français!' (máxima napoleônica traduzida pela Fifa por "Impossível não é uma palavra em francês"). Além da presença da imprensa brasileira, emissoras francesas e também uma TV hondurenha faziam a cobertura da chegada da seleção e da festa dos torcedores (...)."
Três anos e dois meses depois, Porto Alegre revive seus melhores dias. Naquela época de Copa do Mundo, houve festa, confusão, engarrafamentos e barulho até tarde. Se naquele 2014, os porto-alegrenses se juntaram a franceses, holandeses, argentinos, nigerianos, hondurenhos, australianos, alemães, sul-coreanos e argelinos, agora a celebração é com a turma criada no quintal de casa.
É o caso de Alisson e Taison (que ainda nem chegou), colorados fanáticos. E de Cássio e Luan, gremistas da gema. Sem contar a dupla que marcou época pelos dois lados, Giuliano e Tite.
Tite, inclusive, viverá um momento mágico em sua carreira. Na Arena, o técnico deverá ser mais aplaudido do que Neymar, sua consagração em Porto Alegre. Tanto faz o time que colocará em campo. Na segunda-feira, a atividade não indicou nada. Sem cinco jogadores, chamou uma gurizada do Grêmio para completar o treino. Nesta terça, no trabalho marcado para o Estádio Beira-Rio, poderá apresentar um provável time titular.
A tendência é de um trio final com Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus. Coutinho foi examinado no Rio de Janeiro e liberado para jogar. Acusou dores nos ombros. Mas, ao que parece, a dor mesmo será na cabeça de Jurgen Klopp, seu técnico no Liverpool, que deverá perdê-lo para o Barcelona.
Mas isso é assunto para o resto da semana de muvuca em Porto Alegre. Que até sexta-feira viverá dias de Copa do Mundo. Até porque, na letra fria da lei e no selo dos mais de 33 mil ingressos vendidos, o Brasil x Equador de quinta-feira, jogo de Copa do Mundo.
Mesmo que Tite já tenha garantido o Brasil na Rússia.
* ZH Esportes