Quase 3 meses depois, Inter e Paysandu se reencontram pela Série B do Brasileirão. A partida desta sexta-feira às 21h30 no Estádio Beira-Rio será válida pela 3.ª rodada do returno. E reúne os times em momentos completamente diferentes daquele 27 de maio, no Mangueirão, em Belém do Pará. Lá, o Paysandu ainda era treinado por Marcelo Chamusca. E o Inter, por Antônio Carlos Zago. Lá, o “Papão” venceu por 1 a 0, gol de Fernando Gabriel e assumiu a liderança da competição. E o colorado demitia seu técnico após a derrota que o deixara na 10.ª colocação da Série B.
Dezenove jogos depois, um turno se passou, e os momentos de cada um mudaram de lado. O Paysandu também trocou de técnico e luta para escapar da parte debaixo da tabela. É apenas o 14.º colocado, com 27 pontos em 21 jogos. O Inter se afirmou com Guto Ferreira nos últimos 30 dias. Saltou para a vice-liderança e pode chegar a ponta nesta rodada, caso vença o próprio Paysandu.
FICHA TÉCNICA DO PRIMEIRO TURNO - 27/5/2017
PAYSANDU 1x0 INTERNACIONAL
Estádio Mangueirão, em Belém/PA.
Árbitro: Renan Roberto de Souza/PB.
Gol: Fernando Miguel (P).
Renda e Público: R$ 235.685,00 para 10.118 pagantes

PAYSANDU (1): Émerson, Ayrton, Perema, Gilvan e Peri; R. Andrade, Wésley, A. Recife (R. Capanema) e F. Gabriel (Rhayner); Wellinton Jr. e Marcão ( D. Amorim). Técnico: Marcelo Chamusca.
INTERNACIONAL (0): Daniel, D. Silva, L. Ortiz, V. Cuesta e Uendel; R. Dourado, Edenílson (M. Cirino), F. Gutiérrez (Carlinhos) e Roberson (Brenner); N. Lopez e W. Potker. Técnico: Antônio C. Zago.
NÚMEROS DO PAYSANDU EM 2017
46 jogos com 19 vitórias, 13 empates e 14 derrotas. Gols: 55x40
Principais artilheiros:
Bergson (17) e Alfredo (6)
Fora de Belém:
20 jogos com 7 vitórias, 5 empates e 8 derrotas. Gols: 21x21
*Perdeu o Torneio Asa Branca para o Santa Cruz/PE, no Recife;
*Campeão Paraense em cima do Remo;
*Vice-campeão da Copa Verde perdendo o título para o Luverdense/MT;
*Eliminado nas Oitavas de Final da Copa do Brasil pelo Santos/SP.
NA SÉRIE B:
21 jogos com 7 vitórias, 6 empates e 8 derrotas. Gols: 20x19
Principais artilheiros:
Bergson (6) e Marcão (3)
Fora de Belém:
10 jogos com 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Gols: 13x12
*Venceu América/MG, Vila Nova, Santa Cruz e Oeste.
Leia mais
Guto testa uma nova alternativa no Inter para substituir D'Alessandro
Laterais Alemão e Carlinhos seguem em tratamento e ainda não têm retorno previsto ao time do Inter
Sindicância nas contas da gestão Piffero leva Conselho do Inter a marcar sessão extraordinária
TROCA DE TÉCNICOS
Marcelo Chamusca foi anunciado como técnico do Paysandu ainda em 1.º de dezembro do ano passado. Estava prestigiado no clube, mas decidiu deixar Belém do Pará após receber proposta do Ceará no mês de junho. Saiu no dia 18/6. Comandou a equipe por 33 jogos e obteve 15 vitórias, 9 empates e 9 derrotas. Saiu com 54,5% de aproveitamento.

Entre a saída de Chamusca e a chegada de Marquinhos Santos, o Paysandu fez 2 jogos sob o comando do auxiliar Rogerinho Gameleira. Empatou em 0 a 0 com o Boa Esporte e perdeu por 2 a 1 para o CRB.
Marquinhos Santos assumiu dia 26/6. Em 11 jogos, venceu 4, empatou 3 e perdeu outros 4. Seu aproveitamento atual é de 45,4%. Paulista de Santos, Marquinhos tem 38 anos e começou a carreira de técnico no futebol profissional em 2012, no Coritiba. Treinou ainda o Bahia, o Fortaleza e o Figueirense.