
Com uma grande atuação na noite de abertura da 25ª rodada da Série B, o Paraná goleou o Guarani por 4 a 0, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, e subiu para a 3ª colocação. O destaque da partida foi o desempenho do time visitante no primeiro tempo, quando anotou três gols e deixou a vitória muito bem encaminhada.
O Guarani iniciou a partida tentando pressionar bastante. Embora não tenha conseguido finalizar com perigo, o time de Campinas ficava o tempo todo no campo de ataque.
Leia mais:
América-MG vence o Vila Nova e dorme na liderança da Série B
VÍDEO: o Inter vai subir sofrendo e sem DVD
Gustavo Manhago: qual técnico vai cair nesta rodada da Série B?
Só que a estratégia cobrou um preço: o espaço para os contra-ataques. No primeiro em que encaixou o Paraná abriu o placar. Aos seis minutos, após uma bobeada da defesa, Alemão chutou cruzado, a bola explodiu em um defensor e sobrou para João Pedro empurrar para o fundo da rede: 1 a 0.
Em desvantagem no placar, o Guarani seguiu tentar pressionando. Mas no segundo contragolpe em que encaixou, aos 12, o Paraná teve um pênalti marcado. Alemão serviu João Pedro, que foi derrubado por Richarlyson. Na cobraça, Renatinho bateu com muita qualidade e anotouo segundo gol.
O resultado parcial deixou os donos da casa desnorteados. Tanto é que, aos 24 minutos, o técnico Marcelo Cabo tirou o volante Betinho e colocou o atacante Eliandro. Na base do tudo ou nada, o centroavante teve a melhor chance do Bugre na etapa inicial, mas o goleiro Richard fez grande defesa e salvou o Paraná.
Com dificuldades para criar e com muitas deficiências na defesa, o Guarani era presa fácil ao Paraná, que chegou ao terceiro gol aos 39 minutos. Renatinho cruzou da esquerda e o zagueiro Iago Maidana, de cabeça, ampliou a vantagem paranista. 3 a 0.
E o quarto gol quase saiu ainda no primeiro tempo, mas o goleiro Vagner, do Guarani, fez grande defesa em finalização de Vítor Feijão, aos 47 minutos. Com o resultado, o Brugre foi para o intervalo muito vaiado pelos 2,8 mil torcedores presentes no Brinco de Ouro, que gritava "vergonha".
Para deixar o clima ainda pior no estádio, o desenho se manteve na etapa final e logo aos seis minutos o Paraná chegou ao quarto gol. Em bela jogada pela direita, João Pedro acionou Cristovam, que passou como quis por Richarlyson e cruzou rasteiro para a área, mas a bola desviou no zagueiro Léo Rigo e morreu no fundo da rede: 4 a 0.
Após o quarto gol, o Guarani recuou e passou a lutar para o placar não ficar mais elástico ainda. Como o Paraná diminuiu o ritmo, o Bugre ainda conseguiu assustar o goleiro Richard algumas vezes, com Fumagalli, em cobrança de falta, e com Denner, Eliandro e Lennon.
Já o Paraná ainda teve algumas chances de marcar o quinto, mas na melhor jogada criada o atacante Robson exigiu uma outra boa defesa do goleiro Vagner.
Com o resultado, a quarta vitória consecutiva no campeonato, o Paraná chegou aos 43 pontos, ultrapassou o Vila Nova (que foi derrotado pelo líder América-MG nesta terça-feira) e assumiu a terceira posição, a cinco pontos do time mineiro e dois do vice-líder Inter, que joga no sábado nesta rodada. Já o Guarani estacionou na tabela – é o 11º colocado, mas pode perder mais três posições ainda nesta rodada.
*LANCEPRESS