
Começou o mês mais movimentado que antecede a Olimpíada no calendário Aquece Rio. A quatro meses da cerimônia de abertura, abril terá sete eventos-teste. Serão as últimas chances de avaliar as instalações, com duas arenas sendo usadas pela primeira vez, e dos atletas garantirem vaga na competição que se inicia em agosto.A mais aguardada das provas é o Troféu Maria Lenk, que inaugurará o novo Estádio Aquático Olímpico. Além disso, é nela que Cesar Cielo definirá sua participação – ou não – nos Jogos Olímpicos do Brasil.
7 a 10 de abril
Levantamento de Peso - Arena Carioca 1
A instalação, que já sediou eventos-teste de basquete e taekwondo, começou a receber os atletas mais fortes do mundo olímpico desde ontem. Cento e vinte atletas de 13 países brigam pelo título do Campeonato Sul-Americano de Levantamento de Peso. O brasileiro Fernando Reis será um dos representantes do país na disputa.
15 a 24 de abril
Tiro esportivo - Centro Olímpico de Tiro
O evento-teste definirá a classificação dos atletas brasileiros para os Jogos: a equipe de nove atiradores (que já tem seis nomes definidos) ficará completa após essa competição. O Campeonato do Mundo de Tiro Esportivo, fechado ao público, promete reunir mais de 30 dos 45 medalhistas em Londres 2012.
15 a 20 de abril
Natação - Estádio Aquático Olímpico
O tradicional Troféu Maria Lenk de natação neste ano será diferente: além de servir como evento-teste para os Jogos Rio 2016, ocorre em casa nova. Será a primeira competição do Estádio Aquático Olímpico. O torneio é a última chance para os atletas brasileiros se classificarem para os Jogos, incluindo Cesar Cielo.
Leia mais:
Antes do Maria Lenk, Cielo mostra evolução e fica a um centésimo de índice olímpico
Depois do ouro no solo, Hypolito conquista bronze no salto na Copa do Mundo de Ginástica
Movimentos velozes e inteligentes: conheça a esgrima e saiba onde praticar na Capital
16 a 22 de abril
Ginástica - Arena Olímpica do Rio
331 atletas de 62 países competem nas três modalidades olímpicas da ginástica (artística, rítmica e trampolim) em busca das últimas vagas para os Jogos. Uma das atrações do evento é a presença da romena Catalina Ponor. Dona de três ouros olímpicos, ela desistiu duas vezes da aposentadoria.
23 a 27 de abril
Esgrima - Arena Carioca 3
O Brasil receberá pela primeira vez um Campeonato Mundial de Esgrima. A edição de 2016 servirá como evento-teste da modalidade e ocorrerá na Arena Carioca 3. As provas por equipes que estarão na disputa são justamente as que ficam de fora do programa olímpico dos Jogos Rio 2016: o sabre masculino e florete feminino.
25 a 29 de abril
Polo aquático - Estádio Aquático Olímpico
O Torneio de Polo Aquático será o último do Estádio Aquático Olímpico antes da Olimpíada.Ao todo, 60 atletas de quatro países (Brasil, Estados Unidos, China e Canadá) participam da competição, que acontece entre 25 e 29 de abril. O evento é fechado ao público e não vale vaga para os Jogos Olímpicos.
29 de abril a 1º de maio
Handebol - Arena do Futuro
A Arena do Futuro será inaugurada com a disputa do Torneio Internacional Masculino de Handebol no fim de abril. A competição no Parque Olímpico da Barra trará ao Rio de Janeiro 64 jogadores para um campeonato amistoso entre quatro seleções de países das Américas – Brasil, Estados Unidos, Cuba e Uruguai.