Surpresa

Dodgers ultrapassa o Lakers como o time mais popular de Los Angeles

Queda de rendimento diminuiu o interesse do público no time da NBA

20/04/2017 - 08h36min | Atualizada em 20/04/2017 - 08h55min
Dodgers ultrapassa o Lakers como o time mais popular de Los Angeles Victor Decolongon / Getty Images/AFP/Getty Images/AFP
Clayton Kershaw é o líder do Los Angeles Dodgers Foto: Victor Decolongon / Getty Images/AFP / Getty Images/AFP  

A má fase do Lakers, que não vai aos playoffs da NBA desde 2013, deixou uma lacuna na torcida de Los Angeles. E o preenchimento parece dividido. Já que o Clippers, mesmo mais competitivo, não consegue cair nas graças do público local, o Dodgers passou a ser o time mais popular da cidade — o que acontece pela primeira vez desde que a empresa Loyola Marymount começou a fazer o levantamento, há quatro anos.

De acordo com a pesquisa, o Dodgers é o time favorito de 36% dos angelinos, contra 35% do Lakers. Depois, aparecem Clippers (NBA, 7%), Angels (MLB, 6%), Kings (NHL, 6%), Galaxy (MLS, 5%), Rams (NFL, 5%) e Sparks (WNBA, 0,2%). Como foi movido recentemente e ainda não jogou na cidade, o Chargers ainda não aparece nos dados. A pesquisa ouviu 2,4 mil adultos durante o mês de janeiro.

Leia mais:

Magic Johnson diz que buscará estrela para o elenco do Lakers
Investidores planejam renovações em arena de Seattle para receber NBA e NHL
Projeção: o que cada time da NFL buscará no draft

Tanto Dodgers quanto Lakers tiveram suas origens em outras cidades antes de ir para Los Angeles. Com o nome de Dodgers e outras nomenclaturas anteriores, o time da MLB jogou no Brooklyn, em Nova York, de 1884 até 1957, e está na Califórnia desde 1958. Já o Lakers atuou na cidade de Minneapolis de 1948 a 1960.

O Dodgers tem sido um time competitivo nos últimos anos, mas está há um bom tempo sem títulos. A franquia não conquista a World Series desde 1988. Desde então, o Lakers já conquistou a NBA cinco vezes — 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010.

A grande ligação entre as duas franquias é Magic Johnson. Presidente de operações de basquete no Lakers, o ídolo local é acionista do Dodgers. Quando ele comprou as ações do time, em 2011, disse que via potencial de a equipe ter a mesma popularidade do Lakers — talvez não esperasse que, quando isto ocorresse, ele estaria envolvido com o basquete novamente.

*ZHESPORTES

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.