Hora de contar com a sorte

Entenda como funciona a loteria do draft na NBA

Sorteio nesta terça definirá primeiras escolhas do recrutamento

16/05/2017 - 11h38min | Atualizada em 16/05/2017 - 11h38min
Entenda como funciona a loteria do draft na NBA NBA / Divulgação/Divulgação
Foto: NBA / Divulgação / Divulgação  

As finais de conferência estão definidas na NBA, mas a próxima temporada já começa de certa forma nesta terça-feira (16). Às 21h, ocorre em Nova York a loteria do draft — sorteio realizado para definir as primeiras escolhas do draft, processo de recrutamento de jogadores universitários e internacionais para a liga.

A loteria foi criada para evitar que os times perdessem jogos de propósito no fim da temporada para melhor a posição no draft. Assim, os times de pior campanha mantêm as melhores chances — para garantir o equilíbrio da liga —, mas qualquer time eliminado dos playoffs podem ficar com a primeira seleção geral.

Leia mais:

Celtics derruba o Wizards e vai às finais do Leste na NBA
Nenê revela desejo de seguir no Rockets: "Fiquei mais jovem"
Problema na coluna deixa carreira do técnico do Warriors sob risco

Como funciona a loteria do draft

Catorze bolinhas de pingue-pongue são colocadas em uma máquina. Quatro delas são sorteadas, formando uma combinação de quatro números. Para evitar um número elevado de combinações, a ordem das bolas sorteadas não altera a combinação (3-4-2-1 é a considera a mesma combinação que 1-2-3-4). Desta forma, são 1.001 combinações possíveis. Para arredondar, a combinação 11-12-13-14 é descartada.

As 1 mil combinações que restam são divididas anteriormente entre os 14 times da NBA. 250 delas vão para o time de pior campanha no ano anterior — por isso os 25% de chances de ganhar o sorteio. O time que tiver em mãos a combinação sorteada fica com a primeira escolha. O processo se repete na segunda e terceira escolhas.

As outras 27 seleções da primeira rodada são ordenadas, de forma inversamente proporcional às campanhas dos times no ano anterior. Na segunda rodada do draft, não há loteria.

Curiosidades em 2017

O time com mais chances de ter a primeira escolha é, surpreendentemente, um finalista de conferência. O Brooklyn Nets ficou com a pior campanha e, teoricamente, tem 25% de chances de ter a primeira seleção. O problema — para Brooklyn — é que a escolha foi trocada para o Boston Celtics. Então, mesmo participando da final do Leste, o time pode escolher o melhor jogador da turma.

Outro time bastante preocupado com o resultado da loteria é o Los Angeles Lakers. A sua escolha foi trocada para o Philadelphia 76ers, através do Phoenix Suns, mas é protegida no top 3. Então, se o Lakers for sorteado, mantém a seleção. Caso contrário, fica sem a escolha.

Chances de ter a primeira escolha geral:

Boston Celtics (via Nets) — 25%
Phoenix Suns — 19,9%
Los Angeles Lakers — 15,6%
Philadelphia 76ers — 11,9%
Orlando Magic — 8,8%
Minnesota Timberwolves — 5,3%
New York Knicks — 5,3%
Sacramento Kings — 2,8%
Dallas Mavericks — 1,7%
New Orleans Pelicans — 1,1%
Charlotte Hornets — 0,8%
Detroit Pistons — 0,7%
Denver Nuggets — 0,6%
Miami Heat — 0,5%

*ZHESPORTES

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.