
Roger Goodell, de 58 anos, está próximo de assinar uma extensão para seguir como comissário da NFL até 2024. O contrato atual do chefão da liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos vai até 2019.
O comissário é escolhido pelos donos das franquias, sem prazo determinado de mandato, para ser o comandante da liga – uma espécie de presidente, que pode ser destituído do cargo a qualquer momento se os donos quiserem.
Leia mais:
Técnico do Jaguars não garante Bortles como titular na temporada
Por que Colin Kaepernick ainda está sem time na NFL
NFL suspende Ezekiel Elliott por seis jogos
Com a extensão contratual, Goodell será o líder da NFL nas negociações para um novo acordo coletivo de trabalho com os jogadores – o acerto atual vai até 2020, e as partes já preveem dificuldades num novo acordo, o que pode gerar uma greve e até o encurtamento ou cancelamento da temporada 2021.
A NFL adotou o sistema atual de escolha do comissário em 1941. Desde então, Goodell é o sexto líder da liga. Ele substituiu Paul Tagliabue em setembro de 2006 com a prioridade de aumentar o nível de segurança do jogo para os atletas sob um período de crise com os estudos da época que começaram a indicar problemas cerebrais em ex-jogadores.
Roger Goodell passou a ser criticado nos últimos anos por aplicar ou deixar de aplicar suspensões a jogadores em casos de violência doméstica ou outros problemas extracampo. É estimado que o comissário tenha recebido mais de US$ 200 milhões desde que assumiu a função.
*ZHESPORTES