Bola oval

NFL volta e abre temporada regular nesta quinta-feira

Patriots e Chiefs abrem a semana 1 nesta quinta-feira

07/09/2017 - 08h30min | Atualizada em 07/09/2017 - 08h30min
NFL volta e abre temporada regular nesta quinta-feira Montagem sobre fotos / Jim Rogash/AFP e Kansas City Chiefs/Divulgação/Jim Rogash/AFP e Kansas City Chiefs/Divulgação
Foto: Montagem sobre fotos / Jim Rogash/AFP e Kansas City Chiefs/Divulgação / Jim Rogash/AFP e Kansas City Chiefs/Divulgação  

A NFL, liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, está de volta. Depois de uma longa intertemporada de quase sete meses, a temporada 2017 começa nesta quinta-feira (7). O jogo de abertura é entre o atual campeão, New England Patriots, e o Kansas City Chiefs, do brasileiro Cairo Santos.

Como funciona a NFL

Foto: Reprodução

São 32 times, divididos em duas conferências — Nacional e Americana. Cada conferência tem quatro divisões — Norte, Sul, Leste e Oeste. A temporada regular tem 17 semanas — cada time joga 16 vezes e tem uma semana de folga. Vão para os playoffs os campeões de cada divisão e os dois melhores não-campeões em cada conferência — chamados de wild card.

Nos playoffs, os dois times de melhor campanha em cada conferência avançam diretamente para a segunda rodada. Todas as etapas são em jogos únicos. O campeão de cada conferência vai para o Super Bowl 52, que será disputado no dia 4 de fevereiro, em Minnesota.

Os grandes astros

Tom Brady (New England Patriots)

Foto: Ezra Shaw / Getty Images/AFP

Considerado o maior quarterback de todos os tempos, Brady chega à nova temporada em busca do seu sexto título de Super Bowl. Na temporada passada, levou o Patriots a mais uma conquista com direito a uma virada histórica sobre o Atlanta Falcons na decisão.

Derek Carr (Oakland Raiders)

Foto: Rob Foldy / Getty Images/AFP

O jovem quarterback fazia uma ótima temporada em 2016 até quebrar a perna. Depois da lesão do seu principal jogador ofensivo, o Raiders saiu dos trilhos e acabou eliminado logo na estreia nos playoffs. Com Carr de volta — e ainda em evolução durante seu quarto ano como profissional —, o Raiders volta a ser um dos favoritos.

Matt Ryan (Atlanta Falcons)

Foto: Streeter Lecka / Getty Images/AFP

O jogador mais valioso da temporada passada quer se livrar do trauma da derrota no Super Bowl 51. Para chegar à final novamente, o quarterback precisará repetir o desempenho — e desta vez sem o comando do coordenador ofensivo Kyle Shanahan, que virou técnico principal do San Francisco 49ers.

Aaron Rodgers (Green Bay Packers)

Foto: Joe Robbins / Getty Images/AFP

Jogador mais valioso da liga em 2011 e 2014, Rodgers é um dos quarterbacks mais efetivos e completos da NFL. Em busca do seu segundo título na liga, ele comandará o ataque do Packers que ganhou o reforço de Martellus Bennett.

Calendário

Cada rodada começa na quinta com uma partida. Geralmente, são mais 14 jogos no domingo e um, que fecha a rodada, na segunda-feira. Há exceções: a semana 1 (que tem 13 jogos no domingo e dois na segunda), a semana 12 (que tem três jogos na quinta-feira em função do Dia de Ação de Graças) e a semana 17 (em que todos os 16 jogos ocorrem no domingo). Neste ano, as semanas 15 e 16 terão jogos, excepcionalmente, aos sábados.

Onde assistir

Os jogos são transmitidos pela TV fechada no Brasil pela ESPN com narração em português. Todos os jogos da quinta-feira, domingo pela noite e segunda são transmitidos. Além destes, os jogos de domingo à tarde são anunciados com alguns dias de antecedência. A ESPN detém a exclusividade dos jogos transmitidos no Brasil até 2019 — o Esporte Interativo, que transmitiu três jogos por semana nas últimas temporadas, não tem mais os direitos.

Semana 1

Quinta-feira, 7 de setembro
21h30min New England Patriots x Kansas City Chiefs (ESPN)

Domingo, 10 de setembro
14h Buffalo Bills x New York Jets
14h Washington Redskins x Philadelphia Eagles (ESPN)
14h Tennessee Titans x Oakland Raiders (ESPN+)
14h Houston Texans x Jacksonville Jaguars
14h Detroit Lions x Arizona Cardinals
14h Chicago Bears x Atlanta Falcons
14h Cincinnati Bengals x Baltimore Ravens
14h Cleveland Browns x Pittsburgh Steelers
17h5min Los Angeles Rams x Indianapolis Colts
17h25min Green Bay Packers x Seattle Seahawks (ESPN+)
17h25min San Francisco 49ers x Carolina Panthers (ESPN Extra)
21h30min Dallas Cowboys x New York Giants (ESPN)

Segunda-feira, 11 de setembro
20h10min Minnesota Vikings x New Orleans Saints (ESPN)
23h20min Denver Broncos x Los Angeles Chargers (ESPN)

*O jogo entre Miami Dolphins e Tampa Bay Buccaneers foi transferido para o dia 19 de novembro, na semana 11, em função do Furacão Irma.

Todos os campeões da NFL (contando a era pré-Super Bowl):

Green Bay Packers 13
Chicago Bears 9
New York Giants 8
Pittsburgh Steelers 6
New England Patriots 5
Dallas Cowboys 5
San Francisco 49ers 5
Indianapolis Colts 5
Washington Redskins 5

A dinastia do Século 21

Foto: Timothy A. Clary / AFP

Liderado pelo técnico Bill Belichick e pelo quarterback Tom Brady, o New England Patriots é o grande time do Século 21. O time conquistou os seus cinco títulos desde 2001 (2001, 2003, 2004, 2014 e 2016). O time abre a temporada 2017 ao enfrentar o Kansas City Chiefs, no dia 7 de setembro.

*ZHESPORTES

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.