Versão mobile

Após o vendaval, a reconstrução

Moradores tentam reconstruir seus bens e normalizar a vida no noroeste do Estado

Por: Silvana de Castro, Missões
15/11/2007 - 19h41min
Após o vendaval, a reconstrução Paulo Vilani  /
Vento derrubou paredes de concreto e madeira Foto: Paulo Vilani  
Mais 24 horas depois do vendaval ter assolado o noroeste gaúcho, o caos ainda tomava conta das ruas e da rotina dos moradores de cidades como Boa Vista do Buricá e Porto Mauá.

Telhas e galhos espalhados pelas vias, postes de energia elétrica inclinados e edificações sem cobertura ainda podiam ser vistos. Com a trégua da chuva e do vento, os telhados ficaram repletos de gente. Muros viraram varais de roupas e cobertas molhadas.

Em Municípios como Boa Vista do Buricá, os funcionários da prefeitura que auxiliam as famílias atingidas estavam também cuidando de suas moradias. O aposentado Adão Armindo Baierle, 64 anos, teve de contratar cinco homens para colocação das telhas que comprou.

— Estava dormindo. Quando acordei, o telhado já tinha voado. Levantei na água. Minha mulher e minha filha gritavam muito — recorda o aposentado.

A cidade estava sem luz até a tarde desta quinta-feira. Cerca de 80% das edificações foram danificadas. O prefeito Jorge Gilberto Klockner (PTB) está preocupado com as escolas e creches municipais. Sem as aulas, os funcionários de fábricas e empresas teriam que ficar em casa com os filhos.

A reconstrução em Porto Mauá é mais delicada. Não só as coberturas de residências se foram com o vento, mas também paredes de concreto e madeira. Das 287 moradias atingidas, há 25 totalmente destruídas. Em uma delas, morreu durante o temporal o agricultor Alirio Dallabona, 55 anos, quando uma viga de concreto caiu sobre ele.

A prefeitura ajudará a erguer as casas de quem não tem condições financeiras. Os moradores de Porto Mauá terão outra história triste para contar do vendaval: o cemitério da localidade de Sete de Setembro teve 50% dos túmulos derrubados.

Leia reportagem completa nesta sexta-feira, em Zero Hora.
 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.