Versão mobile

Pesquisadores descobrem estrela-do-mar gigante no Antártico

Expedição científica encontrou também caracóis e medusas nas proximidades da Nova Zelândia

21/03/2008 - 18h59min
Pesquisadores descobrem estrela-do-mar gigante no Antártico John Mitchell, AP  /
Cientistas mostram a estrela-do-mar gigante Foto: John Mitchell, AP  
Uma expedição científica encontrou espécies marinhas gigantes no Oceano Glacial Antártico, na região próxima à Nova Zelândia, durante uma missão que terminou nesta semana. Entre os animais, estão caracóis marinhos, medusas com tentáculos de até quatro metros e estrelas-do-mar.

A viagem durou 50 dias, e os pesquisadores percorreram um trajeto de 3,2 mil quilômetros pelo Mar de Ross, segundo informou o especialista em ciências marinhas Don Robertson.

— Eu diria que há centenas de organismos previamente desconhecidos e numerosas espécies novas entre as 30 mil espécies recolhidas — disse o pesquisador.

As baixas temperaturas, o escasso número de predadores, os elevados níveis de oxigênio na água do mar e a longevidade podem explicar o tamanho de algumas espécies, disse Robertson, do Instituto Nacional de Água e Investigação Atmosférica (NIWA) de Nova Zelândia.

A missão faz parte do programa do Ano Polar Internacional, que inclui 23 países e 10 viagens de investigação ao continente gelado. A expedição deve terminar em julho de 2009.