Versão mobile

Governo lança novo modelo de carteira de trabalho

Documento virá acompanhado de um cartão magnético

Atualizada em 30/04/2008 | 14h2430/04/2008 | 07h20
Governo lança novo modelo de carteira de trabalho Divulgação /
Presidente e ministro Carlos Lupi lançam carteira de trabalho Foto: Divulgação
Os brasileiros vão conhecer nesta quarta-feira a nova carteira de trabalho informatizada e o cartão de identificação do trabalhador, documentos que serão lançados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, em uma cerimônia às 10h no Palácio do Planalto.

Com capa e folhas azuis, a nova carteira tem marca d'água semelhante à dos passaportes e identificação do titular preenchida eletronicamente. Já o cartão magnético que acompanha o novo modelo vai permitir ao trabalhador consultar informações como saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pagamento de abono salarial e a contagem de tempo de serviço.

— No fundo, essa nova carteira vai dar direito ao trabalhador brasileiro acessar a era da informática, para que ele tenha mais facilidade na sua vida de trabalho, mais controle sobre os seus direitos e mais consciência dos seus deveres — disse o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Lupi explica que, inicialmente, apenas os trabalhadores que pretendem fazer o registro pela primeira vez receberão o novo modelo. A mudança, segundo ele, deve acontecer de médio a longo prazo, por conta dos 65 milhões de carteiras de trabalho existentes no país atualmente. Os novos trabalhadores receberão em casa o cartão, com tarja magnética, foto e a impressão digital.

Lupi adiantou ainda que, a partir de hoje, tanto no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como no site da CEF, os trabalhadores que já possuem a carteira e não devem receber o novo modelo neste momento também terão direito às informações, por meio do número do Programa de Integração Social (PIS).

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.