Versão mobile

Representantes do Cpers fazem manifestação em frente ao Palácio Piratini

Grupo foi recebido na Casa Civil e agendou novo encontro com o governo para a quinta-feira

23/09/2008 - 08h59min | Atualizada em 23/09/2008 - 14h16min
Representantes do Cpers fazem manifestação em frente ao Palácio Piratini Ronaldo Bernardi/
Um grupo de cerca de 500 representantes do Cpers/Sindicato reuniram-se na manhã desta terça-feira em frente ao Palácio Piratini, na Capital Foto: zerohora.comgaleria de fotos  
Um grupo de cerca de 500 representantes do Cpers/Sindicato se reuniram na manhã desta terça-feira em frente ao Palácio Piratini, na Capital. Por volta das 8h, os manifestantes se posicionaram em frente a entrada principal do prédio e foram contidos pela Brigada Militar. A tropa de choque da BM foi acionada para reforçar a segurança do local. O grupo solicitava uma audiência com a governadora Yeda Crusius.

Os manifestantes pediam a liberação de 40h semanais para que os representantes sindicais possam exercerem suas funções. De acordo com Rejane de Oliveira, presidente do Cpers, a manifestação contou com membros dos 42 núcleos do sindicato espalhados pelo Estado.

De acordo com o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Paulo Roberto Mendes, cerca de 50 policiais estiveram no local para "garantir a ordem pública".

— Eles trancaram a via. Vamos tentar dispersar o grupo, mas caso eles não saiam, vamos prendê-los — afirmou.

A manifestação causou transtornos ao trânsito do local. A Rua Duque de Caxias foi totalmente bloqueada. Por volta das 10h, os manifestantes deixaram a porta do Palácio Piratini e se deslocaram para a Praça da Matriz. Durante o trajeto, alguns integrantes reclamaram da ação da Brigada Militar.

— A BM nos mandou fazer uma fila para nos identificar. Isso é um absrudo. Estamos aqui de cara limpa e não vamos nos submeter a isso — afirmou Rejane.

O grupo de manifestantes queria ser recebido pela governadora, que não estava presente. Uma reunião com dois representantes do governo foi agendada para a próxima quinta-feira.
 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.