Versão mobile

Jogo infantil ensina como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Projeto nasceu na sala de aula do curso de Jogos Digitais da Unisinos

31/10/2008 | 02h15
Jogo infantil ensina como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti  Jefferson Botega /
A intenção é não apenas conscientizar sobre a dengue, mas, por meio da aventura virtual, ensinar a gurizada a combater o Aedes aegypti Foto: Jefferson Botega
Foi em um jogo de computador que Yuri Pantoja, 10 anos, aprendeu a combater o mosquito transmissor da dengue. Brincando, ele descobriu a importância de evitar o acúmulo de água em potes e pneus. Aluno da 4ª série do Colégio Leonardo da Vinci – Beta, em Porto Alegre, Yuri tem aulas de Informática com Felipe Frosi, 19 anos, um dos criadores do game Doutor Deng.

O projeto nasceu na sala de aula do curso de Jogos Digitais da Unisinos, em São Leopoldo, e ganhou fãs nas turmas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental das unidades Beta e Alfa da escola da Capital.

Criado por Frosi e pelos colegas Cristine Costa, 33 anos, Leonardo Ferreira Reif, 22 anos, e Alexandre Rosa, 37 anos, ainda no primeiro semestre do curso, o jogo une orientação, interatividade e diversão.

— É bem legal, porque tu aprende e brinca — avalia Yuri.

A intenção é não apenas conscientizar sobre a dengue, mas, por meio da aventura virtual, ensinar a gurizada a combater o Aedes aegypti também fora da escola. Na introdução do jogo, em que são dadas dicas, as crianças são incentivadas a enfrentar o mosquito em casa.

Criadores buscam recursos para aperfeiçoar o game

Os inventores do jogo estão no segundo semestre da graduação e buscam investimentos para aperfeiçoar o game, que pode ser baixado gratuitamente pela internet, no site www.hore.com.br

— A gente quer tornar o jogo mais profissional, para que possa ser usado em mais escolas. Atualmente, só roda com o sistema operacional Windows, mas a maioria das escolas públicas tem recebido do governo computadores com Linux — explica Frosi.
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.