Versão mobile

Bolívia alerta para casos de dengue homorrágica perto da fronteira com Brasil

Modalidade é a mais grave da doença, que se propaga especialmente durante a época de chuvas

14/11/2008 - 17h01min
O governo da Bolívia alertou nesta sexta-feira de que existe um surto de dengue na cidade de Cobija, capital do departamento amazônico de Pando, norte do país e fronteira com o Brasil, informou o diretor de Epidemiologia, Juan Carlos Araya.

— Temos reportados 17 casos de dengue clássica em Cobija e dois suspeitos de dengue hemorrágica que estão sob controle, recebendo tratamento específico no hospital — disse Araya, em La Paz.

A dengue hemorrágica é a mais grave modalidade da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, muito encontrado nas áreas tropicais e que se propaga especialmente durante a época de chuvas.

O funcionário explicou que hoje partiu uma unidade do Serviço de Epidemiologia liderada por um entomologista para trabalhar, além de em Cobija, em Porto Rico, a outra localidade de Pando afetada pelo surto.

— Estão trabalhando forte. Já se interveio em Porto Rico e Cobija, e hoje estão saindo duas caminhonetes do nível central, levando mais equipamentos, mais larvicidas — acrescentou.
 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.