Versão mobile

Pelas ruas: aspirantes a bombeiro realizam aula prática na Capital

Cerca de 50 pessoas aprenderam a realizar salvamentos em altura

14/11/2008 - 13h38min
Pelas ruas: aspirantes a bombeiro realizam aula prática na Capital Ronaldo Bernardi/
Alunos tiveram de escalar prédio na aula desta sexta-feira Foto: Ronaldo Bernardi  

 Aspirantes a bombeiro de todo o Estado realizaram na manhã desta sexta-feira, em Porto Alegre, uma aula prática do curso que formará 50 alunos no início de março. Depois de passarem por dois módulos teóricos, os alunos agora partem para a prática. Na aula de hoje eles aprenderam a realizar salvamentos em altura.

Orientados por bombeiros mais experientes, os alunos escalaram o prédio do Daer, na Avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre. De acordo com o 1º tenente Valdemar Cezar, instrutor da turma, os exercícios também estão focados no combate a incêndio e atendimento de primeiros socorros.

O curso, que tem duração de seis meses, deve ser finalizado em fevereiro. A formatura do grupo está programada para o dia 10 de março. Durante o verão, na Operação Golfinho, os alunos já irão para as praias gaúchas desempenhar as atividades absorvidas durante as aulas.

Para a futura integrante do Corpo de Bombeiros Michele Santos dos Reis, 27 anos, as longas aulas teóricas e os pesados treinos físicos se tornam ainda mais difíceis. Moradora de Rio Pardo, ela deixa dois filhos, um de três e outro de cinco anos, na cidade e passa a semana na Capital.

— Volto para visitá-los nos finais de semana, isso quando temos folga aqui. Não tem como definir a saudade que eu sinto deles. Mas vale a pena, pois será com esse emprego que conseguirei sustentá-los — explica.

Michele deixa claro que sua motivação para entrar na corporação veio de casa. Casada com um bombeiro, ela fez o concurso para policial militar e optou por seguir a profissão do marido.

— Tinha as opções de virar policial de rua ou ingressar no Corpo de Bombeiros. Como meu marido já havia me contado como funciona a corporação e eu gostava do serviço, decidi seguir os seus passos — conclui.


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.