Versão mobile

Pelas Ruas: estátua de Elis Regina terá monitoramento por câmera

Peça recebeu os últimos retoques para inauguração, marcada para as 17h, na Usina do Gasômetro

26/03/2009 - 09h58min
Pelas Ruas: estátua de Elis Regina terá monitoramento por câmera Ronaldo Bernardi /
Estátua de Elis recebeu último polimento Foto: Ronaldo Bernardi  

A estátua em homenagem à cantora Elis Regina, que será inaugurada nesta tarde na Usina do Gasômetro, estará 24 horas por dia sob vigilância. Uma das duas câmeras de 360° fixadas na parte externa do local ficará focada na peça, transmitindo imagens à cabine da Usina, e para a central da Procempa, com gravação. A medida, segundo o diretor da Usina, Caco Coelho, tem um caráter educativo:

— Desde que reformamos a Usina do Gasômetro, a incidência de vandalismo é nula. Quem protege a Usina é o cinturão de pessoas que a frequentam. A câmera tem um caráter educativo e tranquilizador, pois nós entendemos que a comunidade porto-alegrense e gaúcha passou a ter um outro tipo de relacionamento com o Gasômetro. A Usina é um símbolo da cidade, a Elis é um símbolo cultural da cidade. Os dois juntos vocacionam a simpatia e o cuidado. Por aprendizado, acredito que a estátua vai ser protegida pelo carinho da população.

Na primeira parte da manhã, oito funcionários de uma empresa terceirizada completavam o polimento da estátua, esculpida em bronze, com 1m65cm de altura. Segundo Waleska Helena Silveira Mattos, que coordenou os trabalhos de limpeza, o pedestal recebeu a última pintura com tinta especial para concreto.

— É um presente estar limpando ela, deixando bonita para a hora da inauguração. Ela é da minha infância — conta Waleska, que citou a música Upa Neguinho como sua preferida.

A cerimônia de inauguração da estátua está marcada para as 17h, na Usina do Gasômetro, próximo ao centro de Porto Alegre.

Confira imagens das preparações para inauguração da estátua:


Veja outras matérias do Pelas Ruas:


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.