Versão mobile

Funcionários da Trensurb vão continuar em greve

Reunião não terminou em acordo e trens seguirão operando só em horários de pico

Atualizada em 03/06/2009 | 22h5803/06/2009 | 20h47
Funcionários da Trensurb vão continuar em greve  Ronaldo Bernardi/
Desembarque na Estação Mercado estava lotado nesta quarta-feira Foto: Ronaldo Bernardi
Depois de mais de três horas, a reunião de mediação realizada nesta quarta-feira no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) não conseguiu dar fim à paralisação da Trensurb, iniciada na terça-feira. O encontro, mediado pelo vice-presidente do TRT, desembargador Carlos Alberto Robinson, avançou para definir pelo menos um caminho para o fim do impasse.

Uma das principais reivindicações do metroviários, a redução de dois para um ano o tempo de vigência do reajuste salarial de 10,5%, dificilmente deverá ser alcançada, apesar da pressão dos funcionários, que também exigem um aumento de 12,5%. O Ministério do Planejamento impede que as empresas públicas acertem aumentos salariais por menos de 24 meses.

Em contrapartida, o TRT propôs a elaboração de um abono para compensar as perdas dos trabalhadores. Além disso, foi discutida a possibilidade de uma indenização para o pagamento de adicionais noturnos atrasados de parte dos funcionários. Essas duas alternativas, no entanto, precisam de autorização do Ministério do Planejamento.

A empresa encaminhará os pedidos à Brasília e, se forem aprovados, elaborará uma nova proposta, que será levada para o Sindicato dos Metroviários do Estado (Sindimetrô). Uma nova assembléia deverá ser convocada na próxima semana para avaliar as medidas.

Com a manutenção da greve, os trens permanecem funcionando somente nos horários de pico.

Ônibus

Existem paradas dos ônibus comuns próximas a todas as estações do trensurb. Em Porto Alegre, o terminal fica embaixo do Viaduto da Conceição, no Centro. De todas as empresas — Real Rodovias, que liga Sapucaia do Sul e Esteio a Porto Alegre, Central, que liga Novo Hamburgo e São Leopoldo, e Vicasa, que liga Canoas.

Fiscais da Metroplan acompanham a movimentação. A cada dois coletivos que saem do terminal, um extra é incluído. Os horários, no entanto, não são fixos e variam de acordo com o movimento. (Confira linhas e itinerários)

Durante a greve, o serviço de transporte funcionará da seguinte forma:

— De segunda a sexta-feira, das 5h30min às 8h30min e das 17h30min às 20h30min

— Aos sábados, das 6h às 13h

— Fora desses horários combinados, não haverá serviço

— A cada dois coletivos que saem do Terminal Conceição, no centro da Capital, um extra é incluído. Os horários não são fixos e variarão de acordo com o movimento

— A EPTC reforçou o atendimento na Zona Norte. Desde as 5h, são oferecidos 10 ônibus da Carris e 10 do Conorte, com saída da Estação Aeroporto até o centro da Capital.

— Dúvidas podem ser tiradas por meio do serviço atendimento ao cliente da Metroplan (0800-5104774) ou com a fiscalização da entidade no Terminal Conceição.

Prejuízos para o passageiro:

— Com a greve, quem saiu perdendo foi o usuário diário do metrô. Enquanto a tarifa única do trensurb custa R$ 1,70, o valor mais baixo do ônibus de Canoas até Porto Alegre é R$ 2,65, por exemplo. Os passageiros que utilizam o integração (tíquete e passagem de ônibus) até a Capital também tiveram de desembolsar mais para usar os ônibus.

Notícias Relacionadas

02/06/2009 | 19h

Movimento é intenso nas estações da Trensurb

Metrôs só circularam das 5h30min às 8h30min e das 17h30min às 20h30min

02/06/2009 | 12h34

Greve deixa usuários do trensurb desorientados

Muitos passageiros não sabiam onde pegar os ônibus com destino a Porto Alegre

02/06/2009 | 08h28

Greve na Trensurb deve aumentar fluxo de veículos na BR-116

Trens param de funcionar às 8h30min e só retornam às 17h30min

02/06/2009 | 06h16

Greve: trens param depois das 8h30min

Empresas de ônibus reforçam frotas que ligam Capital à Região Metropolitana

02/06/2009 | 03h47

Paralisação no trensurb pode afetar 170 mil

A partir de hoje, o serviço funcionará em horários pré-definidos

01/06/2009 | 18h07

Metroviários decidem paralisar atividades

Trensurb terá horários restritos a partir desta terça-feira

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.