Versão mobile

Capital tem quatro das cinco "escolas de lata" do RS

Outra estrutura fica em colégio de Caxias do Sul

16/07/2009 - 12h21min
Capital tem quatro das cinco "escolas de lata" do RS Ronaldo Bernardi/
Cpers colocou uma réplica de uma escola feita de lata para mostrar sua indignação sobre os estabelecimentos provisórios utilizados no estadogaleria de fotos  
Em Porto Alegre, há quatro das cinco escolas estaduais que têm salas de aula funcionando dentro de contêineres. Uma é a General Neto, que fica na Avenida Edgar Pires de Castro, na zona sul de Porto Alegre. Os 480 alunos estudam nos contêineres desde que a escola foi destruída por um incêndio e a construção do novo prédio acabou interrompida.

Ainda na Capital, outra chamada "escola de lata" é a Rafaela Remião, na Lomba do Pinheiro, que funciona parcialmente com os contêineres. Pais e professores reclamam da variação de temperatura dentro desses locais e do barulho da chuva. O repórter da Rádio Gaúcha Daniel Scola esteve nos dois estabelecimentos no início do ano letivo e há três semanas, e relata que a situação continua a mesma.

Fora da Capital, há uma "escola de lata" em Caxias do Sul, na Escola Ismael Chaves Barcellos. A presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, em entrevista ao Programa Polêmica, disse que o protesto em frente à casa da governadora tinha intenção de mostrar a diferença entre as escolas e a residência. No local foi colocada uma estrutura que representava uma dessas escolas. No mesmo programa, Yeda Crusius rebateu, afirmando que o governo já está substituindo os contêineres.

A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, não quis se manifestar sobre o protesto. A Secretaria Estadual da Educação se refere aos contêineres como "módulos metálicos habitáveis".

Veja vídeo da manifestação realizada em frente à casa da governadora:

Notícias Relacionadas

16/07/2009 | 11h32

Protesto contra a governadora tem sequência na Praça da Matriz

Manifestantes foram isolados e não estavam em frente ao Palácio Piratini

16/07/2009 | 10h41

Presidente do Cpers diz que ação da BM em frente à casa de Yeda foi truculenta

Vereadora do PSOL também reclamou da ação policial

16/07/2009 | 09h01

Presidente do Cpers é detida pela BM durante protesto contra Yeda

BM também deteve vereadora do PSOL em frente à casa da governadora

16/07/2009 | 07h31

Centenas de manifestantes protestam em frente à casa da governadora

Cpers pede o impeachment de Yeda Crusius

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.