Versão mobile

Temporal destelha 90% das casas da área urbana de Santo Cristo, segundo BM

Chuva e ventos fortes atingiram região noroeste do Estado na madrugada de hoje

Por: Silvana de Castro
30/11/2009 - 10h47min
Temporal destelha 90% das casas da área urbana de Santo Cristo, segundo BM  Tiago Vianna/Especial /
Santo Cristo está sem fornecimento de energia elétrica e serviço de telefoniagaleria de fotos  

O temporal que atingiu a região noroeste do Estado na madrugada de hoje deixou o município de Santo Cristo em situação crítica. Segundo levantamento preliminar da Brigada Militar, 90% das casas da área urbana foram destalhadas e 70% dos postes caíram. A cidade está sem fornecimento de energia elétrica e serviço de telefonia. Um QG foi montado na sede da prefeitura para avaliar a situação.

Como está o clima em sua cidade? Mande fotos

Dois postos de combustível e o ginásio da Escola Estadual Leopoldo Ost tiveram a cobertura arrancada devido à força dos ventos. Prédios da escola foram parcialmente destelhados. Uma equipe do exército de Santa Rosa é aguardada para desobstruir vias bloqueadas por árvores caídas. A igreja matriz da cidade também teve o telhado arrancado.     

Região Celeiro  

Na região Celeiro, um dos municípios mais atingidos foi Esperança do Sul. Segundo a Brigada Militar de Três Passos, uma escola foi danificada em Linha Ismael. Também de acordo com a BM, uma casa desabou na cidade ferindo um homem de 65 anos, que passa bem. Há danos em residências e na rede de alta tensão do município.

O trecho da RS-330 que liga Derrubadas a Tenente Portela está interditado devido à queda de árvores. Há registros de detelhamentos em Bom Progresso, Crissiumal e Miraguaí. 

Região Norte

Na região norte, a chuva e o vento provocaram destelhamento de casas e queda de árvores em diversos pontos. Até o momento, as cidades de Frederico Westphalen e Palmitinho foram as mais atingidas.

De acordo com o prefeito de Palmitinho, Jair Albarello (PDT), 50 casas localizadas na zona rural tiveram os telhados danificados pelo vento. A cidade está sem energia elétrica. Em Frederico Westphalen, o vendaval derrubou árvores e destruiu parte da decoração de natal montada em algumas ruas centrais.

 

Confira no mapa, o levantamento dos danos causados pela chuva feito pela Defesa Civil. Os pontos azuis referem-se apenas às cidades atingidas pela chuva e que registraram danos. Os pontos verdes referem-se às cidades que decretaram estado de emergência.


Visualizar Temporal provoca estragos no RS - 19/11/2009 em um mapa maior 

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.