Versão mobile

Pernas grossas são o novo padrão de beleza feminina?

Texto de Paulo Sant'Ana criticando celebridades "coxudas" causou polêmica

25/01/2010 | 15h57
Pernas grossas são o novo padrão de beleza feminina? Divulgação/
Clique na imagem para ver a galeria completa de fotos de famosas de pernas grossas Foto: DONNA ONLINEgaleria de fotos

A coluna de Paulo Sant'Ana publicada em Zero Hora nesta segunda-feira causou polêmica entre os leitores do jornal e internautas que acessaram o blog de zerohora.com. Intitulado "Epidemia de pernas grossas", o texto do colunista destacava um novo padrão de beleza exibido na mídia por celebridades como Juliana Paes e Patrícia Poeta. Tanto a atriz global quanto a apresentadora do Fantástico, segundo Sant'Ana, têm sua "beleza diminuída" ao engrossarem as pernas por meio de exercícios físicos.

Tais observações geraram uma onda de e-mails à caixa do colunista e comentários no blog (confira ao final desta reportagem). Enquanto alguns defendem a colocação de Sant'Ana de que as mulheres estão exagerando no tamanho da circunferência das pernas, seja por meios naturais ou artificiais, boa parte das opiniões são defendendo as "coxudas".

Donna Online conversou com professores de uma academia só para mulheres de Porto Alegre para conferir se as pernas grossas são uma tendência – assim como a febre do silicone nos seios ou no bumbum já marcou anos anteriores. Para a professora de Educação Física Raquel Nörnberg Maciel, são raríssimas as mulheres que focam treinos nas academias somente na parte inferior do corpo.

– O trio de malhação "adômen + glúteos + perna" ainda impera. As mulheres querem ficar proporcionais – explica. – O que acontece é que uma mulher que já tenha constituição física de perna grossa irá se dedicar a tonificá-la, ou seja, hipertrofiar o músculo.

O resultado desse treinamento focado nas pernas seria, portanto, uma perna dura e grossa. Um dos exemplos citados na coluna de Paulo Sant'Ana foi o da apresentadora Angélica, que estaria "Deus sabe quais sacrifícios enfrentando para afiná-las". Angélica quando surgiu para a fama tinha sim as pernas grossas. Anos de prática na academia hipertrofiaram o músculo das coxas, porém a apresentadora emagreceu no conjunto todo, resultando hoje em dia em pernas bem menos roliças – padrão de beleza que na Contours Academia para Mulheres não é procurado.

– Ninguém chega na academia pedindo para ter perna fina – afirma a professora Raquel. – E quanto às "gostosas do Big Brother citadas por Sant'Ana, é preciso ressaltar que as meninas escolhidas para o programa são saradas e adoram treinar pesado.

::: Confira na galeria ao lado fotos de celebridades de perna grossa

As outras duas celebridades citadas na coluna – Juliana Paes e Patrícia Poeta – deveriam, segundo Sant'Ana, "envergonhar-se ou pelo menos persignarem-se de que podem estar enveredando por um caminho sem volta, engrossando as pernas até isso virar um aleijão". No entanto, a dupla não faz parte das mais famosas pelo biotipo de pernas grossas.

Famosa nacionalmente pelo apelido "bailarina da coxa grossa", de quando interpretava Adriana na novela Rainha da Sucata, a atriz Cláudia Raia hoje estrela um espetáculo chamado, justamente, De Pernas Para o Ar no Rio de Janeiro. No show a dançarina de pernas de 1m10cm de comprimentos mostra seus atributos – que não são finos. Tempos atrás, Cláudia Raia chegou a ter seguro de suas pernas no valor de R$ 1 milhão.

Outras famosas brasileiras que se enquadram na categoria são as mulheres-frutas (todo o cardápio da fruteira entra nessa classificação, desde Melancia e Melão passando por Mulher Morango e Mulher Maçã) e musas do Carnaval como Viviane Araújo e Gracyanne Barbosa – curiosamente ambas já foram alvo do interesse amoroso do pagodeiro Belo, que atualmente namora Gracyanne (65cm de circunferência em cada coxa) e obviamente é contra a opinião de Paulo Sant'Ana. Outra que malha pesado é a dançarina Mirella Santos, que empurra 300 quilos no aparelho leg press na academia e cujo objetivo é passar longe de pernas "estilo Gisele Bündchen", segundo ela.

Confira abaixo algumas das opiniões deixadas no blog de Paulo Sant'Ana e não esqueça de ampliar o debate no nosso mural:
::: Você concorda que as mulheres exageram no tamanho das coxas?

"Pernas grossas são uma delícia!" – Bruno

"O mais importante detalhe no corpo de uma mulher é a cintura fina." – Neil Carreires

"Sant'Ana, está equivocado, homens gostam de mulheres de pernas grossas, sem exageros é claro." – Claiton

"Sant´Ana! Sou seu fã indiscutivelmente mas não concordo com você. Pernas grossas são lindas e atraentes, é sensual e sexy, claro, tem do tipo mignon “normal” e do tipo graveto “fininha” que também tem suas belezas particulares mas, eu prefiro do tipo moirões, toras, grossas mesmo." – Igor Paes

"O padrão de esbeltez do mercado da moda, tipo Gisele Bündchen, não agrada nem um pouco o time masculino." – Michele

"Tudo ao extremo é feio…do mesmo modo que uma perna fina demais é horrível." – Neca

"Paulo Sant’ana, eu concordo com você, as mulheres estão perdendo a classe e o charme engrossando as pernas." – Anelize Padilha Costa

"Concordo contigo, estão errando na dose no quesito das pernas!" – Daniel Vicente

"Pernas grossas são como pilares gregos - sustentam e dão força e beleza a nossas esculturais mulheres. Pernas grossas fazem o homem mais feliz. Regozijo em saber que as pernas grossas estão voltando à moda, após tantas décadas de veneração pela pele e pelo osso." – El Gaúcho

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.