Versão mobile

Saiba qual especialista médico consultar para cada problema de saúde

Em caso de dúvida, consulte primeiro um clínico geral

27/03/2010 | 07h10
Saiba qual especialista médico consultar para cada problema de saúde Stock Photos, Divulgação /
Foto: Stock Photos, Divulgação

No caso de fraturas, o paciente procura um ortopedista. Se precisa fazer um check-up cardíaco, sabe muito bem a qual profissional recorrer. Ter certeza da especialidade médica adequada para levar os filhos pequenos também não é problema. Porém, nem sempre é fácil assim. Muita gente perde tempo e dinheiro de consultório em consultório, até conseguir resolver seu problema. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina reconhece 53 especialidades médicas.

– A reumatologia e a ortopedia agem em uma linha fronteiriça. Assim como é tênue a linha entre esses ramos e a neurocirurgia, que faz a operação da coluna – exemplifica o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Antonio Carlos Lopes.

De acordo com Lopes, para evitar confusão sobre qual consultório procurar, o primeiro especialista que deve ser acionado pelo paciente é o clínico "bem informado", como faz questão de ressaltar o médico. Lopes, professor da Universidade Federal de São Paulo, diz que, pela experiência profissional, pode afirmar que 80% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas pelo clínico. Nos demais casos, é feito o encaminhamento para outras especialidades.

– A diferença é que o clínico não pode fazer os procedimentos. Ele pode tratar bem uma doença renal, mas não pode fazer a diálise.

Lopes dá um exemplo:

– Pense em uma pessoa que sente dor no peito que se estende pelo braço. Qual o primeiro médico que ele vai procurar? O cardiologista. Então faz exames, não dá nada, mas ela vai para o neurologista porque o braço adormeceu. Não resolve e vai para o reumatologista e depois para o ortopedista. Perde tempo e dinheiro, sendo que o clínico poderia tratá-lo ou encaminhá-lo para o melhor especialista – afirma.

Para o presidente da sociedade, isso é uma questão cultural.

– Uma total inversão de valores. As pessoas correm atrás do mais difícil, em vez do meio mais fácil. E aí quem entra em ação? O "doutor Google". A pessoa procura os sintomas na internet e já acha que sabe bem a quem recorrer – critica.

O que faz cada um

OTORRINOLARINGOLOGISTA
Trata das vias aéreas superiores – laringe, faringe, seios paranasais, ouvidos e nariz. Pode cuidar de distúrbios do sono ligados às vias respiratórias, faringite, além de sinusite, otite, zumbido, perda auditiva, adenoide e laringite.

MASTOLOGISTA
Além de diagnosticar e operar o câncer de mama, o mastologista identifica e trata de diversas outras doenças benignas que atingem esse órgão, como quistos, hanseníase e linfoma.

GASTROENTEROLOGISTA
Especialidade que abrange todo o aparelho digestivo, composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.

PROCTOLOGISTA
É o especialista indicado para diagnosticar e tratar doenças de cólon, reto e ânus. Entre elas, estão câncer de reto, hemorroidas, diverticulite, constipação e formação de pólipos.

ANGIOLOGISTA E CIRURGIÃO VASCULAR
Responsável pelo sistema circulatório. Cuida de trombose, aneurisma, aterosclerose, úlcera venosa e flebite, entre outros.

NUTRÓLOGO
Dedica-se às doenças nutricionais, como a obesidade mórbida, a desnutrição e as anemias. Geralmente, trabalham associados a outros especialistas.

HEMATOLOGISTA
Diagnostica e trata doenças relacionadas ao sangue e aos órgãos onde as hemáceas, os leucócitos e as plaquetas se formam – por exemplo, anemias, leucemias, púrpura, hipercoagulação e talassemias.

ALERGOLOGISTA E IMUNOPATOLOGISTA
Alergia é toda reação do organismo em contato com substâncias estranhas. O especialista trata de asma, rinite, eczema, alergia a picadas de insetos e a alimentos.

NEFROLOGISTA E UROLOGISTA
Ambas as especialidades estão relacionadas ao trato urinário. A maior diferença é que o nefrologista é o clínico e o urologista, o cirurgião. O nefrologista cuida de infecções renais, urinárias, da bexiga e da próstata e acompanha transplantados. O urologista faz as cirurgias, como a retirada de pedras e tumores e transplantes renais.

ORTOPEDISTA E REUMATOLOGISTA
O ortopedista cuida de ossos e traumas, como fraturas, torções e luxações, além de tumores ósseos, pé chato, osteoartrose e deformidades da coluna. O reumatologista trata de doenças que comprometem ligamentos, tendões, articulações, músculos e, em alguns casos, os ossos.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.