Versão mobile

Hora da gotinha: Sábado é dia de vacinação contra a pólio

Vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral

10/08/2010 | 10h24
Hora da gotinha: Sábado é dia de vacinação contra a pólio  Tatiana Cavagnolli/
Municípios gaúchos já estão abastecidos com 931.500 doses da vacina contra a poliomielite Foto: Tatiana Cavagnolli
Os municípios gaúchos já estão abastecidos com 931.500 doses da vacina contra a poliomielite (paralisia infantil), para a segunda etapa da campanha nacional de imunização, que se realiza no sábado. A meta é vacinar 95% das 704.569 crianças até cinco anos de idade. O Estado vai disponibilizar 5.118 postos de vacinação (2.022 fixos e 3.096 volantes), com a mobilização de 13.337 pessoas e 1.492 veículos.

Embora o Brasil esteja livre do vírus causador da pólio, é necessário manter a prevenção porque há circulação do vírus em outros países, como Paquistão, Índia e Nigéria.

A vacina:

- A vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina.

- Mas é importante que todas as crianças com idades até cinco anos tomem as duas doses durante a campanha nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.