Versão mobile

Ração Humana: conheça os benefícios e formas de consumi-la

Pessoas com diabetes ou hipertensão devem prestar atenção na composição

07/08/2010 | 06h10
Ração Humana: conheça os benefícios e formas de consumi-la Roni Rigon/
A mistura também pode servir de complemento em refeições como no arroz, feijão, na sopa e até para elaboração de pratos como omeletes e crepes Foto: Roni Rigon
A farinha conhecida como ração humana, que é resultado de uma mistura de produtos à base de fibras, continua causando uma série de dúvidas. A principal delas é como consumi-la e como dosar as quantidades.

Para aproveitar os benefícios e os componentes da ração humana, a nutricionista Fernanda Bortolon recomenda que ela seja adicionada à vitaminas, sucos, iogurtes, com leite de soja ou desnatado, frutas e até mesmo aos ingredientes de bolos (confira a receita no final da matéria).

A mistura também pode servir de complemento em refeições como no arroz, feijão, na sopa e até para elaboração de pratos como omeletes e crepes.

— A quantidade recomendada é duas colheres de sopa ao dia. Isso significa aproximadamente 80 calorias, podendo sofrer variações — orienta a nutricionista.

Fernanda alerta, porém, que devemos ficar atentos quanto à quantidade de calorias presentes na composição, que pode variar de acordo com o lugar da compra.

— A introdução desta farinha na dieta, quando ocorre por orientação de um profissional pode ser muito positiva, enquanto que seu uso desorientado, principalmente com relação à substituição de refeições não é recomendado — diz ela.

Uma das composições possíveis, e a mais amplamente difundida, é a seguinte:

- 250 g de fibra de trigo

- 125 g de leite de soja em pó (extrato de soja)

- 125 g de linhaça marrom

- 100 g de açúcar mascavo

- 100 g de aveia em flocos

- 100 g de gergelim com casca

- 75 g de gérmen de trigo

- 50 g de gelatina sem sabor (Agar-agar)

- 25 g de guaraná em pó

- 25 g de levedo de cerveja

- 25 g de cacau em pó

Cuidado com alguns ingredientes

Alguns consumidores precisam estar atentos. Pessoas com diabetes devem procurar a versão light, que não contém açúcar mascavo. Quem tem pressão alta deve procurar, ou fazer, uma mistura sem guaraná em pó.

A nutricionista Julia Dubin chama atenção para as fibras, que em excesso podem trazer transtornos:

— As fibras em excesso podem causar gases, constipação e distensão abdominal.

Benefícios da ração

Quanto aos benefícios, de acordo com Fernanda, há uma lista extensa. Regularização do intestino, melhora da disposição física, auxílio no combate à flacidez, prevenção das doenças cardiovasculares, prevenção dos sintomas da menopausa, aumento da saciedade, e inibição da absorção de gorduras pelo organismo, são os principais.

— A maioria destes benefícios é consequência das propriedades dos próprios ingredientes, mas nem todos são reais. A regularização do intestino de fato ocorre com o consumo regular do produto, por causa da ação das fibras, presentes na fibra de trigo, na linhaça, na aveia e no gérmen de trigo, que melhoram o trânsito intestinal — explica ela.

A aveia presente na ração humana pode também auxiliar a diminuir a absorção de gorduras pelo organismo, porém não são todos os tipos de gorduras que são compatíveis, portanto é necessário controlar da ingestão delas, principalmente as do tipo trans e saturadas.

Segundo Fernanda, a melhora da disposição física pode ser relacionada a presença do guaraná em pó, que possui cafeína, podendo melhorar a capacidade de alerta e melhora da fadiga. Justamente por causa da cafeína, pode ocorrer aumento da pressão em indivíduos hipertensos ou que possuem doenças cardiovasculares.

O gergelim presente na fórmula possui em sua composição ferro, fósforo, potássio, magnésio, sódio, zinco e selênio, conferindo-lhe função antioxidante.

— A presença de diversos alimentos ricos em fibras, como a linhaça, rica em ômega-3, podem auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares — afirma a nutricionista.

Bolo Rico em Fibras

Ingredientes:


2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de açúcar mascavo

2 ovos

1 xícara chá de leite

2 maçãs médias picadas em cubos

1 banana nanica bem madura picada em cubos

1 xícara de chá de ração humana

1/2 xícara de chá de óleo

1 colher de sopa de fermento em pó

Canela em pó e açúcar mascavo para polvilhar

Modo de Preparo:

1. Misturar todos os ingredientes à mão em uma tigela

2. Colocar em uma assadeira untada, com a massa ainda crua polvilhe com o açúcar mascavo e a canela em pó

3. Levar para assar em média por 30 a 40 minutos

Porções: 20 fatias

Tempo de preparo: 50 minutos

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.