Versão mobile

Magnésio: saiba em quais alimentos encontrar o nutriente que previne problemas de saúde

Problema renais e cardiovasculares, por exemplo, são evitados com a ingestão do alimento

02/10/2010 | 12h10
Magnésio: saiba em quais alimentos encontrar o nutriente que previne problemas de saúde Nauro Júnior/
Peixes e frutos do mar são ótimas fonte do nutriente Foto: Nauro Júnior
Há quase três décadas, o magnésio foi descoberto como um nutriente importante para o tratamento de distúrbios tanto funcionais como estruturais de diversos tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. Segundo Arnoldo Velloso da Costa, especialista no assunto, o magnésio regula o aproveitamento dos outros minerais, orienta a síntese de proteínas e pode ser um indicativo, quando presente na água em quantidade adequada, de áreas onde vivem pessoas com maior longevidade.

O especialista afirma que a ingestão diária de magnésio depende da necessidade de cada pessoa. Para ele, a melhor forma de se consumir o mineral é por meio da água ou de suplementos alimentares.

— O chocolate e a castanha do Pará, por exemplo, são fontes ricas em magnésio. Mas, dados os seus valores calóricos, não são recomendados — explica o especialista.

No entanto, solos pobres em magnésio produzem alimentos com menor carga do mineral, o que é o caso do Brasil. Justamente por isso, cerca de 90% da população é carente da substância.

— Infelizmente, o Brasil tem poucas fontes de água com altos índices de magnésio, segundo uma pesquisa apresentada no 1º European Symposium on Magnesium, realizado em Lisboa em 1993. Existem algumas poucas regiões em Minas Gerais e em Alagoas, isso porque o solo brasileiro é escasso de terras vulcânicas, o que explica a falta de águas magnesianas — destaca.

O suprimento do elemento também é deficitário na vida moderna, pois, atualmente, as pessoas têm o hábito de se alimentar mal, levando uma dieta rica em gordura, sal e açúcares.

— Estes costumes causam prejuízos enormes, pois as pessoas acabam não se alimentando da forma como deveriam, ingerindo poucos nutrientes, principalmente, o magnésio, que é fundamental para a saúde — avalia o especialista.

O resultado dos 28 anos de pesquisa do médico estará disponível no livro "Incrível Magnésio e sua série: Cálcio, Zinco, Vitaminas e Nutrientes Antioxidantes". A publicação, editada pela Thesaurus Editora, é voltada tanto para leigos no assunto quanto para médicos e demais profissionais da área de Saúde interessados pelo tema.


Fontes de magnésio:

:: água;

:: folhas verdes, pois a clorofila tem como base o magnésio;

:: cereais integrais;

:: frutos do mar;

:: frutas oleaginosas;

:: leguminosas;

:: sementes, como a castanha do Pará;

:: chocolates

:: suplementos alimentares.


Benefícios da ingestão

:: boa qualidade do sono;

:: saúde equilibrada;

:: maior disposição física e mental;

:: menor incidência de doenças cardiovasculares;

:: prevenção de problemas renais;


Malefícios da insuficiência:

:: insônia;

:: enxaqueca;

:: variações dos níveis de açúcar no sangue.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.