Um recado de um desconhecido, uma foto, um amigo virtual. São inúmeras as ferramentas da internet que podem suscitar uma briga entre casais. Basta uma simples desconfiança virtual para que o relacionamento fique abalado.
E não são poucos os relacionamentos que entram em atrito por causa da internet. A psicóloga e psicoterapeuta de casais Iara Camaratta Anton, autora dos livros A Escolha do Cônjuge e Homem e Mulher - Seus Vínculos Secretos, da editora ARTMED, acredita que esse comportamento representa, em muitos casos, uma certa imaturidade por parte do casal.
- De um modo geral, o clima de brigas tem a ver com imaturidade sugerindo que ambos não estão conseguindo, de fato, um bom nível de comunicação e entendimento. Brigar é uma atitude que pode estar a serviço de intolerâncias, de dificuldades em escutar e compreender - explica Iara, que também é presidente da Sociedade de Psicologia do RS.
Segundo ela, algumas pessoas ficam fixadas no virtual e se dedicam muito mais às fantasias do que à convivência real com o parceiro e, consequentemente, deixam de investir na relação.
- A internet permite que, num "clique" a relação seja instantaneamente desfeita, sem maiores responsabilidades... Quando as pessoas usam o "virtual" em substituição ao "real", alienam-se cada vez mais, perdendo os parâmetros do que é real e do que não é - diz a especialista.
Vasculhar informações e páginas do parceiro na internet é sinônimo de insegurança e pode gerar atitudes invasivas e desrespeitosas. Nesses casos, um dos pontos fundamentais para uma relação saudável está abalada:
- Isso sugere que o vínculo está crítico, faltando a ele um elemento fundamental que, em síntese, seria o "poder confiar".
Uma conversa franca entre o casal é uma das sugestões da especialista. Segundo ela, é preciso tentar compreender o outro, identificar os pontos de afinidade e o quanto cada um faz questão de preservar sua individualidade.
De acordo com Iara, se, mesmo após um bom diálogo, o relacionamento termina, fica evidente que nenhum dos dois está disposto a fazer concessões e a investir em adaptações para levar o relacionamento a diante. Mas, de qualquer forma, esta é uma saída melhor do que ficar em uma relação onde a desconfiança e o ciúme pautem a vida do casal.
Como evitar o ciúme e os atritos causados pela internet
:: Procure não expor sua intimidade e o seu relacionamento na rede. Intimidade sempre merece ser preservada, numa atitude que reflete respeito por si mesmo e pelo parceiro
:: Evite "lavar a roupa suja" por meio de páginas de relacionamentos
:: Não acredite em tudo que lê ou vê na internet. Procure o parceiro para ter uma conversa franca sempre que duvidar de alguma coisa
:: Evite acusações mútuas, principalmente as ofensivas
:: Saiba escutar e compreender quando estiver em um diálogo
:: Invista bastante no relacionamento e nos momentos de prazer juntos
:: Deixe claro para o parceiro até onde você preserva sua individualidade, seja na internet ou nos objetos pessoais
