Versão mobile

Alimentação correta auxilia o processo de reprodução assistida

Reeducação alimentar prepara o útero para implantação do embrião

22/12/2010 - 13h30min

A alimentação é um dos grandes dilemas dos casais que recorrem aos tratamentos de reprodução assistida. Segundo o diretor científico da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Dirceu Henrique Mendes Pereira, o aumento da ingestão de produtos com xenobióticos - agrotóxicos, aditivos, resíduos de antibióticos usados na produção de carnes e frangos – e as mudanças nos hábitos alimentares, prejudicam o sistema reprodutivo humano.

— Os xenobióticos causam danos aos receptores hormonais e geram radicais livres que afetam os gametas femininos e masculinos— explica, ressaltando que a melhor solução é optar por alimentos orgânicos, principalmente, quando enfrentar algum grau de infertilidade.

O especialista aponta a inversão alimentar como uma das causadoras do estresse e cansaço. O hábito de não tomar café da manhã, ficar doze horas em jejum, comer pouco no almoço para compensar no jantar altera o metabolismo e a qualidade de vida das pessoas.

— Quando a mulher decide engravidar, a reeducação alimentar prepara o útero para implantação do embrião, aumentando as chances de uma gravidez — afirma.

Dirceu aponta como eliminar alguns problemas através da reeducação alimentar:

:: Tiamina (B1)

Útil para o sistema nervoso, carências metabólicas ligadas ao alcoolismo, anemias e agilidade mental.

Ausência: fadiga, fraqueza muscular, falta de apetite, irritabilidade, depressão, dificuldade de memorização, formigamento das extremidades dos membros, náusea, digestão difícil.

Onde Encontrar: arroz integral.

:: Riboflavina (B2)

Ajuda no desequilíbrio hormonal, essencial na metabolização de hormônios esteroides pelo fígado, melhora o desempenho físico, reprodutivo e a visão.

Ausência: rachaduras na pele e mucosas.

Onde encontrar: leite, fígado, queijo (duros) e vegetais de folhas verdes.

:: Niacina (Vitamina B3)

Importante para a síntese de hormônios sexuais, prevenção de problemas do sistema nervoso, melhora a digestão, qualidade da pele, diminui colesterol, previne doenças cardíacas, desintoxica o organismo de toxinas, poluentes e drogas.

Ausência: dermatites, diarréia e desequilíbrio emocional.

Onde encontrar: fígado, carnes magras, abacate, peixes, ovos, cereais integrais e amendoim.

:: Piridoxina (B6)

Ajuda a aliviar os sintomas da TPM e da menstruação, controla o diabete, melhora a assimilação de gorduras e proteínas, atuando como diurético

Ausência: depressão, artrose, alteração da função muscular, irritabilidade, nervosismo, alterações da personalidade, fraqueza, insônia, edema.

Onde encontrar: melão, repolho, melado, ovos, fígado, levedo de cerveja.

:: Cobalamina (B12)

Quando combinada com a B1 e B6, produz um poderoso efeito anti-inflamatório e analgésico. Ajuda na utilização de gorduras, carboidratos e proteínas. É a única vitamina que contém sais minerais essenciais.

Ausência: sua carência causa danos ao cérebro e distúrbios neurológicos, anemia, problemas menstruais, tremores.

Onde encontrar: fígado, carne vermelha, carne de porco, ovos, queijo e leite.

:: Vitamina C

Indicada como anti-oxidante, melhora a cicatrização, mantém a saúde dos ossos, dentes e órgãos sexuais. Age como anti-histamínico, ajuda no combate da infertilidade masculina, reduz a duração de resfriados e outras viroses.

Ausência: causa fraqueza, irritabilidade, sangramento gengival, perda de dentes, dores nas juntas, escorbuto.

Onde encontrar: frutas Cítricas.

:: Ácido Fólico (Vitamina do Complexo B)

Previne malformações congênitas, além de útil no tratamento de doenças cardíacas. Se tomado desde antes da concepção, antes do primeiro trimestre da gravidez, o ácido fólico previne a espinha bífida.

Ausência: fraqueza, letargia, fadiga extrema, falta de sono. A deficiência de ácido fólico, geralmente, é conseqüência de má alimentação.

Onde encontrar: vegetais de folha verde-escuras, cenoura, fermento, fígado, cereais, abacate, gema, melão e damasco.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.