Versão mobile

Saudáveis e de baixa caloria: confira dez sugestões de lanches práticos

Segundo especialistas, ficar muito tempo sem comer é prejudicial à saúde e gera acúmulo de gordura

01/12/2010 | 06h10
Saudáveis e de baixa caloria: confira dez sugestões de lanches práticos  Diego Redel/
Salada de frutas é uma das melhores opções pelo baixo teor de gordura e grande quantidade de vitaminas Foto: Diego Redel
Não é fácil seguir a recomendação de fracionar as refeições e comer várias vezes ao dia. Para que esse hábito saudável não se torne uma compulsão, é preciso saber escolher os alimentos certos e garantir que sejam práticos.

Segundo especialistas, ficar muito tempo sem comer é prejudicial à saúde e gera acúmulo de gordura no corpo. Ingerir lanches pouco calóricos, em pequenas quantidades, várias vezes ao dia, ajuda a acelerar o metabolismo e auxilia no controle do peso.

Confira dez sugestões de lanches saudáveis e práticos que a nutricionista Julia Dubin, especialista do Consultório Bem-Estar, preparou:

1) Uma barra de cereal de até 120 kcal e até 4 % de gordura saturada:

As barrinhas são uma opção prática e rápida. Porém, temos de ter o cuidado com a quantidade de gorduras saturadas. Essas gorduras, que estão presentes na carne, aumentam o colesterol ruim. Então, na hora de comprar, tente não passar de 4% de gordura saturada por porção;

2) Sete damascos secos:

As frutas secas tem uma alta concentração de frutose, o açúcar da fruta. Por isso, ela é muito energética, sendo uma boa opção para lanches da tarde, quando estamos mais cansados. Além de energético, o damasco é fácil de comer e rico em ferro.

3) Três castanhas do pará:

Esta oleaginosa é fácil de carregar e de comer. Ela é rica em gorduras boas para o coração. Com apenas três castanhas por dia, conseguimos suprir toda necessidade de selênio (mineral) do dia.

4) Um iogurte light:

Além de ser fácil de carregar, ele é rico em cálcio e também é um produto com baixo teor de gordura.

5) Uma banana:

A banana é uma das frutas mais práticas de ser transportada e dá muita saciedade. Além de ser rica em fibras, auxiliando o intestino, ela é rica em magnésio e potássio, que ajuda a evitar as cãibras.

6) Um sanduíche de pão integral, geléia light e uma fatia de queijo light:

Este é um lanche para aqueles que precisam se sentir bem saciados. O pão, por ser integral é rico em fibras, auxiliando na redução da glicose, colesterol total e triglicerídeos. Também auxilia no emagrecimento. A geléia light dá uma "adocicada" para aqueles que gostam de doces, porém é de baixa caloria. O queijo light contém baixo teor de gordura e é rico em cálcio. Por ser uma fonte de proteínas, também ajuda na saciedade.

7) Um pacote pequeno de bolachas salgadas integrais de até 120kcal e até 4 % de gordura saturada:

Assim como as barrinhas, é práticos mas contêm gordura saturada. Então, preste atenção na embalagem.

8) Um picolé de frutas:

É uma ótima opção para dias quentes. É docinho e de baixa caloria.

9) Um pote de 200ml de salada de frutas:

Essa opção é super saúdavel, rica em fibras e rica em diversas vitaminas (dependendo das frutas). É um lanche isento de gorduras. Na hora de pedir, apenas tenha o cuidado de perguntar se é adicionado açúcar.

10) Duas colheres de sopa de granola + um iogurte light:

A granola sem açúcar é uma boa opção pois é saúdavel, rica em fibras e traz muita saciedade. O iogurte, mais uma vez, é fonte de cálcio e proteínas.
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.