Versão mobile

Para fugir do inchaço abdominal, confira oito dicas práticas

Alimentação tem influência direta nesse tipo de problema

03/02/2011 | 06h10
Para fugir do inchaço abdominal, confira oito dicas práticas Divulgação/
Sem truques mirabolantes, é possível diminuir o desconforto e os sucos diuréticos são aliados nesse sentido Foto: Divulgação

A maioria das pessoas incomoda-se bastante com o inchaço abdominal. Segundo a coordenadora de nutrição da Triathon Academia, de São Paulo, Cristiane Ruiz Durante, no entanto, esse tipo desconforto pode ser evitado com algumas dicas bastante simples. Especialmente porque a alimentação tem influência direta na manifestação do problema

Em primeiro lugar, conforme a nutricionista, é preciso fugir das dietas milagrosas. Em um primeiro momento, elas até podem funcionar, mas, a longo prazo, elas não se sustentam pois o organismo não foi preparado para essa mudança.


Confira mais dicas simples no blog Vida Saudável


Para ela, eliminar gordura localizada só é possível se aliarmos reeducação alimentar e exercícios físicos. Abaixo a especialista lista oito dicas que combatem esse tipo de desconforto:

01 - Mastigue bem os alimentos

Essa medida é a mais importante para evitar a dilatação do estômago, e consequentemente, o inchaço da barriga. Ao mastigar devagar, o cérebro registra com maior rapidez a sensação de saciedade e você acaba comendo menos.

02 — Saladas são necessárias nas principais refeições

As principais refeições devem sempre contemplar porções generosas de salada crua, sem molhos gordurosos e ingredientes muito calóricos. Além disso, é fundamental ingerir uma porção de carboidrato leve e uma de proteína.

— Essa combinação de substâncias é bem digerida pelo organismo e também ajuda a evitar o inchaço do estômago — explica.

03 — Bebidas

Beba dois litros de líquidos durante o dia é fundamental para evitar o inchaço. Segundo Cristiane, a dica já é muito conhecida, mas pouco seguida, embora seja uma das mais eficazes para regular o organismo. A especialista afirma que o indicado é dar preferência à água e aos chás.

04 — Fracione a dieta

O ideal é que você não fique muito tempo sem comer. Procure fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até seis vezes ao dia.

05 — Fuja de alimentos que causam gases

Evite o excesso de refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo, carne vermelha e salgadinhos. Além disso, embutidos como linguiça, presunto, salame e salsicha também podem ser causadores desse tipo de desconforto.

06 — Invista nas fibras e nos alimentos naturalmente diuréticos

Alimentos ricos em fibras regulam o intestino, o que é fundamental para desinchar a barriga. Arroz, cereais e pão integrais, legumes, verduras, carnes magras e frutas devem constar em seu cardápio.

Alimentos diuréticos também ajudam. Eles diminuem a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço. Invista em chás, suco de limão, erva doce, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, berinjela, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino e hortelã.

07 — Postura

A postura pode ser um fator importante na hora de perceber e colocar melhor o seu corpo.

— Há pacientes que só precisam fazer os alongamentos certos para perder barriga. Manter a coluna ereta , por mais básico que seja, pode ser uma dica eficaz para acabar com aquela barriguinha saliente — aconselha.

08 — Mexa-se

Faça exercícios. Caminhe, corra ou nade por pelo menos 40 minutos, todos os dias.

— É essencial fazer um exercício aeróbico para o organismo funcionar bem e a barriguinha desinchar — afirma.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.