A equipe de Zero Hora no Litoral foi até Imbé para conhecer o Centro de de Recuperação de Animais Marinhos (Ceram) do Ceclimar. No centro, uma equipe de cerca de 10 pessoas recebe os animais marinhos que precisam de atendimento e faz os tratamentos necessários antes de devolvê-los ao ambiente. O Ceram recebe animais silvestres apreendidos pelo IBAMA, recolhidos pelo Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar e até entregues por veranistas.
Entre os animais em tratamento no Ceram, oito pinguins-magalhães e um leão-marinho fazem sucesso entre os veranistas que visitam o local (o centro é aberto para visitação nas sextas, sábados e domingos, das 15h30min às 17h30min). Dos "hóspedes", os pinguins aguardam a liberação dos veterinários para serem devolvidos ao mar. Já o leão-marinho, que tem aproximadamente dez anos e chegou ao centro em 2003, foi carinhosamente apelidado de "Gordo" e não tem condições de ser devolvido ao mar: ferimentos nos dois olhos o impediriam de sobreviver no habitat natural.
- Ele está aqui há tanto tempo que já se tornou o mascote do centro, ele tem carisma e conquista as crianças - comenta Tavares.
Assista ao vídeo e conheça Gordo, a estrela do Ceclimar:
<OBJECT id=playerFlash type=application/x-shockwave-flash height=376 width=350 data=http://mediacenter.clicrbs.com.br/skins/default/swf/playerChannel.swf?mediaXML=http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/RequestUrlEmbed.aspx;contentId=163727///channel=73&color=&autoStart=false&thumb=http://mediacenter.clicrbs.com.br/medias/IMAGES/1354808.jpg&channelLink=http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/home.aspx?channel=72&channelImage=&channelColor=#a2e0ff>