Versão mobile

Nódulos formados por células de gordura podem causar dor e incômodo

O lipoma é um tumor benigno que costuma aparecer dos 20 aos 50 anos

02/04/2011 | 18h11

Os lipomas — nódulos formados por células de gordura que surgem geralmente na idade adulta — podem ser fonte de grande incômodo.

— O lipoma é um tumor benigno. Por isso, não há riscos. E boa parte das pessoas convive com o nódulo a vida toda, sem problemas — afirma o dermatologista Leonardo Abrucio Neto, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

De acordo com o especialista, o tumor costuma aparecer dos 20 aos 50 anos. A dermatologista Márcia Grieco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, diz que não há uma causa certa.

— O lipoma pode acometer qualquer um. Embora, em alguns casos, haja influência familiar.

De acordo com Abrucio Neto, o nódulo costuma crescer por um ano. Em geral, não atinge mais de dois centímetros, mas há exceções. Depois, estabiliza. Assim que o paciente percebe o problema, deve procurar um médico, para que ele o acompanhe.

Dependendo da localização, o tumor pode causar dor ou provocar um desconforto estético. Márcia afirma que a dor é causada pela pressão sobre o nódulo. Já Abrucio diz que pode haver incômodo quando o nódulo toca um nervo. Nesses casos, uma cirurgia para a retirada do tumor é necessária.

Mentira ou Verdade

Ter uma alimentação menos gordurosa evita o desenvolvimento de lipomas.
Mentira. Apesar de ser formado por células de gordura, os lipomas nada têm a ver com o tipo de alimentação.

É preciso tomar cuidado para que o lipoma não dê origem a um câncer.
Mentira. O lipoma é um tumor benigno e, portanto, não há risco de câncer. Mas, ao identificar o nódulo, é importante ir ao médico, pois há tumores malignos relativamente semelhantes aos lipomas.

Muitas vezes, o lipoma não precisa ser tratado.
Verdade.
Como se trata de um tumor benigno, se o nódulo não causa dor ou incômodo estético, não é necessário tratamento. É sempre importante, porém, que um médico acompanhe o tumor.

Um pessoa pode ter mais de um lipoma no corpo.
Verdade.
Existem casos de lipomas múltiplos.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.