Versão mobile

FOTOS: exposição apresenta peças que marcaram a história da medicina no RS

Mostra foi montada a partir de itens fornecidos por cinco instituições de saúde, além da PUCRS.

21/10/2011 | 17h03
FOTOS: exposição apresenta peças que marcaram a história da medicina no RS Genaro Joner/Agência RBS
Balança analítica de precisão era usada para pesar dosagens de medicamentos Foto: Genaro Joner / Agência RBS

De jaleco branco e peito estufado, Régis Borges Aquino, professor da disciplina de Anestesiologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) discorre sobre os avanços no ramo das anestesias. 

— Em 1846 foi realizada a primeira anestesia geral. Antes, as cirurgias eram sem uso de remédio. Na década de 1950, no Brasil, ainda se usava anestesia inalatória com substâncias como o éter. Hoje, as operações são realizadas de forma mista, com gases e injeção de medicamentos na veia. Os aparelhos de anestesia mais modernos já são computadorizados — explica o médico, diante de uma máquina aposentada há mais de 60 anos.

>> Na galeria de fotos, conheça algumas dessas peças

Histórias como essas serão expostas até o fim do mês na 1ª Semana Museológica de História da Medicina do Rio Grande do Sul, que ocorre no Hospital São Lucas da PUCRS. A mostra foi montada a partir de itens fornecidos por cinco instituições de saúde, além da PUCRS.

Serviço:

O que: 1ª Semana Museológica de História da Medicina do Rio Grande do Sul, com exposição de instrumentos e objetos que contam parte da história da medicina

Quando: até o dia 31 de outubro, das 7h às 22h

Onde: no Espaço Cultural, localizado no 2° andar do Hospital de São Lucas da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6.690, em Porto Alegre)

Quanto: entrada franca

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.