Versão mobile

Escudo natural

Conheça os alimentos que têm ativos fotoprotetores

Apesar da alimentação correta ajudar a amenizar os efeitos do sol na pele, usar filtro solar é fundamental

02/02/2012 - 13h30min
Conheça os alimentos que têm ativos fotoprotetores stock.xchng/Divulgação
Alimentação balanceada fortalece os sistemas de defesa das células Foto: stock.xchng / Divulgação  

Envelhecimento precoce, atrofia da epiderme ou hiperqueratose (alta produção de queratina, que provoca o engrossamento da pele), além do câncer de pele são alguns dos efeitos da exposição excessiva ao sol sobre a saúde humana. Usar filtro solar é fundamental para afastar os riscos. Para intensificar a prevenção, vale conhecer os alimentos que contêm nutrientes que agem como foto protetores internos.

— Quando usamos filtros solares, estamos bloqueando parte da radiação que atinge a pele. Quando temos uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com ação foto protetora e antioxidantes, estamos fortalecendo os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol e a inflamação — explica a nutricionista Natália Colombo.

Ela enumera uma série de pesquisas direcionadas ao estudo dos nutrientes que interferem na fotoproteção, com consequente amenização dos efeitos do envelhecimento da pele — a luz solar é um dos principais responsáveis por acelerar esse processo.

— Uma alimentação rica em alimentos que contenham vitaminas, minerais, antioxidantes e uma ingestão hídrica adequada, aliada a boas horas de sono e prática de atividade física podem reverter os danos causados pelo tempo e melhorar a qualidade da pele — destaca.

Conheça alguns exemplos de alimentos fotoprotetores indicados pela nutricionista.

:: Amêndoas

Ricas em vitamina E, um antioxidante que ajuda a proteger as células da pele contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres.

:: Cenoura e goiaba

Fontes de betacaroteno, um potente antioxidante que é precursor da vitamina A. O betacaroteno impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A melhora a saúde dos globos oculares, ajuda a clarear a pele, e previne o aparecimento de acne.

:: Cacau

Tem flavonoides em sua composição, que são um grupo de antioxidantes capazes de melhorar a aparência das peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a saúde da pele e causa maior resistência aos efeitos dos raios ultravioleta.

:: Semente de linhaça

Com ácidos graxos ômega 3, melhora a aparência das manchas de pele e ajuda a minimizar as linhas de expressão. Estudos mostram que o consumo de ômega 3 melhora a hidratação da pele e previne o aparecimento de rugas.

:: Chá verde

Quando quente, libera catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anticâncer comprovadas.

:: Espinafre

Rico em ácido fólico. Estudos mostram que o folato reforça a capacidade da pele de se renovar, o que previne o envelhecimento.

:: Tomate

Quando aquecido, libera o licopeno, que é um antioxidante. Ajuda na eliminação dos radicais livres e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.

:: Castanha do Pará

Rica em selênio, nutriente que ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.