Versão mobile

Incentivo à indústria automobilística

Governo anuncia redução do imposto de carros e facilitação do crédito

Medidas foram divulgadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, no início da noite

21/05/2012 | 18h54

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no início da noite desta segunda-feira uma série de medidas para incentivar a indústria automobilística. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre automóveis e utilitários vai ser reduzido, assim como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para crédito a pessoas físicas.

No caso do IPI, a alíquota cai de 7% para zero para carros de até 1.000 cilindradas. Para automóveis com motorização entre 1.000 e 2.000 cilindradas, o imposto cai de 11% para 6,5%. No caso dos utilitários, a redução é de 4% para 1%.

Essas alíquotas valem para os automóveis bicombustível, fabricados no Brasil e no Mercosul, incluídos no Regime Automotivo. A redução das alíquotas vai valer até o fim de agosto.

Até lá, a renúncia fiscal provocada pela redução do IPI deve ultrapassar R$ 1 bilhão, segundo estimativa do governo. Mantega também anunciou a queda do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) do crédito para pessoa física de 2,5% para 1,5%. A redução não tem prazo para acabar.

Mantega estima que o governo deixará de arrecadar R$ 900 milhões nos próximos três meses com a medida. O ministro informou que a indústria automobilística também vai oferecer uma contrapartida.

As montadoras se comprometeram a dar descontos de 2,5% sobre os preços de tabela dos carros populares, com até 1.000 cilindradas. Para automóveis entre 1.000 e 2.000 cilindradas, o desconto será 1,5%. Os utilitários, por sua vez, serão vendidos com desconto de 1%.

As indústrias também assumiram o compromisso de não demitir empregados. Mais medidas de estímulo à economia estão sendo anunciadas pelo ministro Mantega, em entrevista coletiva que acontece, neste momento, no Ministério da Fazenda.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.