Versão mobile

Habitação

Prédios do Minha Casa, Minha Vida em Caxias do Sul apresentam infiltração e fissuras

Algumas famílias desistiram dos imóveis e se mudaram

28/05/2012 | 10h15
Prédios do Minha Casa, Minha Vida em Caxias do Sul apresentam infiltração e fissuras  Arquivo pessoal, divulgação/
Depois de conviver meses com infiltração em apartamento novo, família Gaspar se mudou para outro imóvel Foto: Arquivo pessoal, divulgação
A rápida deterioração de alguns conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida está revoltando moradores. Imóveis entregues entre 2009 e 2011 já apresentam instalações elétricas defeituosas, infiltração, janelas que não fecham e fissuras no teto e parede, entre outros.

As imperfeições tendem a se agravar com a chegada do inverno. Como os problemas são recentes, muitas famílias não sabem a quem recorrer. Em outros casos, os donos dos imóveis apelam à Justiça, a exemplo do casal Gilmar, 30 anos, e Grazieli Gaspar, 26.

Eles compraram um apartamento em São Luiz da 6ª Légua, na primeira leva do Minha Casa Minha Vida. A mudança aconteceu no verão de 2009. Cinco meses depois começaram os problemas. O casal se viu acuado por umidade acima do normal. A água escorria vigorosamente pelo teto e pelas paredes.

No auge do inverno, colocavam baldes no quarto, panos e guarda chuva para conter o líquido. Grazieli chegou a temer defeitos no encanamento quando a vizinha do andar inferior reclamou da água escorrendo.

— Já tive que secar durante a madrugada — relembra.

A construtora foi procurada pelo casal. O apartamento passou por quatro reformas, incluindo mudanças no reboco interno e pinturas. As tentativas se mostraram inúteis porque o mofo, a infiltração e as fissuras persistiram.

Grazieli e o marido ingressaram com processo. A Justiça decidiu pelos reparos imediatos. O casal desistiu da moradia porque os problemas aparentemente não têm solução.

Por meio de um acordo, a empresa comprou o apartamento no final do ano passado. O dinheiro foi usado para quitar a dívida com Caixa. A família Gaspar recomeçará a vida em um sobrado. Desta vez, o financiamento será privado.

Leia a matéria completa na edição impressa.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.