Versão mobile

Novo protesto

Manifestação de quinta-feira terá novo ponto de encontro em Porto Alegre

Praça da Matriz será local do protesto convocado pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público

Atualizada em 26/06/2013 | 19h4826/06/2013 | 10h03

Está agendado para esta quinta-feira um novo protesto que promete reunir milhares de pessoas em Porto Alegre a partir das 18h. Diferentemente das outras manifestações, que tiveram como ponto de encontro a prefeitura da Capital, desta vez os organizadores do grupo Bloco de Luta pelo Transporte Público convocam a população a se reunir na Praça da Matriz, também no centro da cidade.

>>> Em página especial, leia todas as notícias sobre os protestos

O coordenador geral do DCE da UFRGS e integrante da Assembleia Nacional dos Estudantes-Livre (Anel), Matheus Gomes, explica que a ideia de concentrar os manifestantes na Praça se deu após a decisão do governador Tarso Genro de bloquear o acesso ao local durante a passeata da última segunda-feira.

— Queremos fazer um ato político. Achamos muito ruim a atitude do governador, pois nem na época da ditadura haviam impedido a população de chegar à Praça da Matriz — justifica Gomes.

Um dos objetivos do evento, segundo o estudante, é mostrar para os governantes que é possível ocupar o local de forma organizada. Para tal, os organizadores estão programando atividades lúdicas, como shows de música e teatro.

As reivindicações já abordadas nas outras manifestações também estarão presentes neste protesto. Questões como a redução no preço do transporte público e o passe livre para estudantes e empregados deverão aparecer nas bandeiras e cartazes dos manifestantes.

O evento que convida a população para a manifestação foi criado na noite de terça-feira pelo Facebook. No início da noite desta quarta, contava com mais de 6 mil pessoas confirmadas.

Gomes comenta, ainda, que está marcada uma assembleia do DCE da UFRGS para debater as mobilizações populares no Estado e no restante do país, assim como a forma de os estudantes da universidades atuarem de maneira organizada no processo. Ela ocorrerá na manhã de quinta-feira em frente à Faculdade de Educação da UFRGS.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.