Versão mobile

Possibilidade

Florianópolis pode receber Fan Fest da Fifa durante a Copa do Mundo

Caso Recife desista de receber o evento, a capital catarinense concorreria com outras duas cidades

20/02/2014 | 18h38
Florianópolis pode receber Fan Fest da Fifa durante a Copa do Mundo Reprodução/Site Oficial da Fifa
Fan Fest do Rio de Janeiro recebeu milhares de pessoas na praia de Copacabana durante a Copa das Confederações, em 2013 Foto: Reprodução / Site Oficial da Fifa

O diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, confirmou nesta quinta-feira, durante o Congresso Técnico da Fifa, que Florianópolis é uma das cidades que está no páreo para receber a fan fest – evento oficial da entidade para transmissão de jogos em telões durante a Copa – caso Recife realmente desista de promover o evento. Weil destacou que, nesse caso, a capital catarinense concorreria com outras duas cidades.

— Uma delas é João Pessoa, a outra eu não sei dizer de cabeça – disse Weil, que destacou que essa possibilidade só será discutida pelas autoridades da Fifa se Recife se negar a fazer os investimentos necessários para promover a fan fest.

:: Acesse a página especial do Congresso Técnico da Fifa

Questionado se a prefeitura de Florianópolis já teria feito um pleito oficial, o diretor da Fifa desconversou, mas deu pistas de que as conversas já acontecem.

— Posso dizer que Florianópolis e João Pessoa já manifestaram interesse em ter a Fan Fest. Mas a desistência de Recife não é oficial, e nós queremos que a cidade receba a fan fest. Nossa intenção é que as cidades-sedes tenham essa oportunidade, para as pessoas que não conseguiram comprar ingressos assistirem aos jogos e sentirem a sensação de estar em um estádio, vendo um jogo da Copa.

Desistência de Recife

No último dia 15, a Prefeitura de Recife anunciou que não vai mais promover a Fan Fest, evento que promove a transmissão de partidas da Copa do Mundo nas sedes do evento.
A justificativa para a desistência foi o alto custo previsto para a instalação das estruturas necessárias. Ao todo, o investimento previsto seria de R$ 20 milhões, integralmente custeados pelos cofres públicos.

– Recife é totalmente a favor da realização da Copa e está à disposição para ajudar no que puder. Mas ponderamos sobre a Fan Fest e concluímos que não poderemos arcar sozinhos com esse valor. Vamos aguardar que a Fifa nos traga outras sugestões — disse George Braga, secretário de Esportes de Recife, em entrevista coletiva.

A Fifa, por sua vez, disse que pretende ajudar a capital pernambucana a captar investidores, mas não pode investir dinheiro no evento, já que não o fará nas demais cidades que sediarão jogos da Copa.

O que é uma fan fest

Durante a Copa, na hora em que a bola estiver rolando em campo, o FIFA Fan Fest promete ser o segundo lugar mais animado – depois do estádio, é claro. O evento, com entrada gratuita , é mais uma oportunidade para turistas, fãs de futebol e torcedores locais para compartilharem momentos emocionantes e aproximarem as diferentes tradições culturais.

Cada cidade-sede organizará suas programações com artistas locais e de projeção nacional, além de transmitir os jogos oficiais por meio de telões. A organização da fan fest fica por conta das cidades-sede, que devem captar investimento a partir de patrocinadores para promover mais este evento oficial da Fifa, que não fará injeção financeira. 

Weil também afirmou que não há um prazo para a escolha de qual cidade que irá receber a fan fest, mas ressaltou que a decisão precisa ser rápida, pois a captação de investimentos e fornecimento de estrutura depende do município. A Fifa só irá contribuir com fornecimento de telões, palco e equipamentos de transmissão.

Notícias Relacionadas

Copa em SC 17/02/2014 | 20h03

Torcedor chileno fica de guarda na entrada do Costão do Santinho à espera do técnico Jorge Sampaoli

Daniel Naranjo veio com a família passar o verão em Florianópolis

Copa em SC 17/02/2014 | 18h44

Secretário-geral da Fifa chega a Florianópolis na tarde desta terça-feira

Jérôme Valcke vai participar do Congresso Técnico que reúne representantes das 32 seleções na Capital

Copa em SC 17/02/2014 | 15h51

Técnico de Gana chega ao Costão do Santinho para o Congresso da Fifa

James Kwesi Appiah não conversou com a imprensa e se dirigiu para o quarto do resort

Copa em SC 16/02/2014 | 22h58

'Monitoramos todos os grupos de pressão' afirma Major sobre esquema de segurança para Congresso da Fifa

Treinadores das seleções e representantes oficiais da Fifa têm status de chefe-de-estado e movimentam um dos maiores esquemas de segurança já montados em Santa Catarina

Copa em SC 16/02/2014 | 22h18

Congresso da Fifa tem um dos maiores esquemas de segurança montados em SC

Reunião de treinadores e representantes oficiais das 32 seleções do Mundial e da Fifa ocorre a partir de quarta-feira no Costão do Santinho, no Norte da Ilha de Santa Catarina

Copa em SC 15/02/2014 | 12h26

Integrantes do Congresso Técnico da Fifa serão recebidos em jantar no P12

Enquanto evento oficial ocorre no P12, jornalistas terão cortesias para jantar no Simple On The Beach também em Jurerê Internacional

Copa em SC 15/02/2014 | 12h14

'Congresso nos dará currículo' avalia secretário de Turismo sobre projeção de Santa Catarina com evento da Fifa

Seminário técnico ocorre a partir de quarta-feira em Florianópolis e reunirá cerca de 900 pessoas entre integrantes e imprensa

Copa em SC 15/02/2014 | 12h06

'Vamos aproveitar as brechas do congresso da Fifa', afirma secretária de turismo de Florianópolis

Objetivo é convidar jornalistas para conhecer a cidade e gerar pautas em veículos internacionais

Copa em SC 14/02/2014 | 22h35

Congresso Técnico da Fifa é oportunidade de Florianópolis aparecer para o mundo

Será a partir de Santa Catarina que o ano da Copa no Brasil começará com as definições técnicas

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.