Versão mobile

Visão dos gringos

Jornalistas internacionais opinam sobre término do congresso e Florianópolis

Imprensa estrangeira fala das impressões que leva para casa da Capital

20/02/2014 | 20h07
Jornalistas internacionais opinam sobre término do congresso e Florianópolis Gustavo Mesa/Agência RBS
Zhao Yan é correspondente da agência de notícias Xinhua, da China Foto: Gustavo Mesa / Agência RBS

Com o final do Congresso Técnico da Fifa, o Diário Catarinense aproveitou para ouvir as impressões que jornalistas estrangeiros levarão para seus países sobre o evento realizado no Costão do Santinho e sobre  a cidade de Florianópolis.

:: Acesse a página especial do evento

Mark Gleeson - Reuters (África do Sul)

O que você leva para casa do congresso: "Esse é meu quarto workshop desse tipo e vim porque em eventos assim se tem ótimo acesso aos treinadores, dá para conversar com eles na zona mista, que aconteceu ontem, ou andando por aí, de maneira privada. Eu não vim aqui com uma missão de furo de reportagem, vim por causa das entrevistas que eu sabia que seriam fáceis de conseguir aqui. Eu consegui algumas delas. Dá para dizer que a viagem valeu a pena".

O que você leva da cidade: "A cidade parece legal, eu não tive muita chance de olhar por aí. Me disseram que o mar é gelado, eu gostaria de dar um mergulho. Me parece um lugar bom para trazer a família nas férias, embora seja caro para nós da África do Sul".

Zhao Yan - Agência de Notícias Xinhua (China)

Congresso: "O evento foi válido, apesar de a China não estar na Copa. Os assuntos de logística e segurança interessam pessoas de outros países. E para os chineses ainda vale por algumas curiosidades culturais". 

Cidade: "A impressão foi boa, mas tiveram alguns problemas, como a distância do centro e a dificuldade de acesso com transporte público. São muito poucos ônibus, que dificultam a locomoção e o turismo. Florianópolis parece mais tranquila do que as grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. As pessoas são muito educadas com os estrangeiros. O centro, apesar de não conhecer bem, me lembra uma cidade europeia. A segurança me parece muito boa. Nessa manhã fizemos uma filmagem com câmera e computador na praia e não houve nenhum problema. Isso é inimaginável no Rio".

Nina Niu - Rádio Internacional da China

Congresso: "Eles (a organização) têm um plano quase perfeito pelo que explicaram e disseram. Para nós é uma boa chance de conhecer o que já está pronto, mas quando queremos fazer alguma pergunta que não é tão positiva eles fogem, não respondem diretamente. Para nós isso só é uma ocasião para conhecer a situação geral. Eles não me deram a resposta certa".

Cidade: "Para mim, o problema principal é a dificuldade para pegar um táxi. Eu estou no continente e tenho que pegar dois ônibus cada dia para vir para cá. Eu ainda não tive tempo para conhecer a cidade, mas quando tiver uma folga pretendo ir ao Mercado Público no Centro".

Donna Bowater - Daily Telegraph (Inglaterra)

Congresso: "Foi um congresso organizado e conduzido com muito cuidado. Eu creio que o propósito do evento foi direcionado aos times participantes e não à imprensa. O acesso aos técnicos foi muito restrito na zona mista, o que acabou sendo um pouco decepcionante. Mas foi útil para ouvir detalhes sobre segurança e foi uma boa oportunidade para ver todas as delegações reunidas em um só lugar".

Cidade: "Eu gosto muito de Florianópolis. É uma pena que a cidade não receberá nenhum jogo. Tomara que as pessoas venham para cá de qualquer modo, pois a cidade é próxima de algumas outras cidades-sede".

Notícias Relacionadas

Copa em SC 17/02/2014 | 20h03

Torcedor chileno fica de guarda na entrada do Costão do Santinho à espera do técnico Jorge Sampaoli

Daniel Naranjo veio com a família passar o verão em Florianópolis

Copa em SC 17/02/2014 | 18h44

Secretário-geral da Fifa chega a Florianópolis na tarde desta terça-feira

Jérôme Valcke vai participar do Congresso Técnico que reúne representantes das 32 seleções na Capital

Copa em SC 17/02/2014 | 15h51

Técnico de Gana chega ao Costão do Santinho para o Congresso da Fifa

James Kwesi Appiah não conversou com a imprensa e se dirigiu para o quarto do resort

Copa em SC 16/02/2014 | 22h58

'Monitoramos todos os grupos de pressão' afirma Major sobre esquema de segurança para Congresso da Fifa

Treinadores das seleções e representantes oficiais da Fifa têm status de chefe-de-estado e movimentam um dos maiores esquemas de segurança já montados em Santa Catarina

Copa em SC 16/02/2014 | 22h18

Congresso da Fifa tem um dos maiores esquemas de segurança montados em SC

Reunião de treinadores e representantes oficiais das 32 seleções do Mundial e da Fifa ocorre a partir de quarta-feira no Costão do Santinho, no Norte da Ilha de Santa Catarina

Copa em SC 15/02/2014 | 12h26

Integrantes do Congresso Técnico da Fifa serão recebidos em jantar no P12

Enquanto evento oficial ocorre no P12, jornalistas terão cortesias para jantar no Simple On The Beach também em Jurerê Internacional

Copa em SC 15/02/2014 | 12h14

'Congresso nos dará currículo' avalia secretário de Turismo sobre projeção de Santa Catarina com evento da Fifa

Seminário técnico ocorre a partir de quarta-feira em Florianópolis e reunirá cerca de 900 pessoas entre integrantes e imprensa

Copa em SC 15/02/2014 | 12h06

'Vamos aproveitar as brechas do congresso da Fifa', afirma secretária de turismo de Florianópolis

Objetivo é convidar jornalistas para conhecer a cidade e gerar pautas em veículos internacionais

Copa em SC 14/02/2014 | 22h35

Congresso Técnico da Fifa é oportunidade de Florianópolis aparecer para o mundo

Será a partir de Santa Catarina que o ano da Copa no Brasil começará com as definições técnicas

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.