Versão mobile

Educação

Aulas na nova Escola Dr. Renato Del Mese, em Caxias do Sul, começam na próxima semana

Desde abril de 2013, estudantes frequentavam aulas em salas improvisadas na subprefeitura de Vila Cristina

18/03/2014 | 12h39
Aulas na nova Escola Dr. Renato Del Mese, em Caxias do Sul, começam na próxima semana Gabriel Lain/Especial
Após terem aulas em local improvisado, alunos ocuparão novas instalações Foto: Gabriel Lain / Especial
Os 95 alunos da Escola Estadual Dr. Renato Del Mese, no distrito de Vila Cristina, estão ansiosos para participar de uma tarefa extraclasse nos próximos dias. Vão ajudar na mudança para o novo prédio da escola, entregue pelo governo do Estado há uma semana e que dependia da instalação da rede de energia elétrica por parte da Rio Grande Energia (RGE) para entrar em funcionamento.

Procurada na tarde de segunda-feira pelo Pioneiro, a RGE encaminhou o início da instalação já na manhã desta terça. Concluído esse serviço, finalmente os estudantes poderão usufruir da nova estrutura do prédio. O início das aulas na nova escola está previsto para a próxima segunda-feira.

Desde o dia 4 de abril do ano passado, eles frequentam as aulas em salas improvisadas no prédio da subprefeitura do distrito caxiense.  A nova escola Dr. Renato Del Mese é, na verdade, uma escola modular tecnológica construtiva. Leva essa classificação porque foi construída para ser provisória.

Mas o termo provisório, neste caso, não se compara a uma estrutura deficitária. Ao contrário. A nova escola modular, que custou R$ 998 mil, oferece uma infraestrutura de dar inveja a muitas outras instituições educacionais da região. Está melhor equipada do que o prédio antigo, interditado pela Secretaria de Obras Públicas do Estado (SOPS) em março de 2013 por apresentar sérios problemas de rachaduras. Oferecia, segundo laudo emitido na época, risco de desabar.

— Não vejo problemas se tivermos que ficar por muito tempo aqui neste novo prédio. Estamos recebendo uma escola nova, com uma estrutura muito boa — comemora a diretora Irmtraud Bratz Goldbeck ciente de que o prédio antigo não será reformado. 

A nova Dr. Renato Del Mese tem cinco salas de aula equipadas com ar condiconado e ventiladores, laboratório de informática, cozinha, refeitório, biblioteca, área administrativa.

— E banheiro separado para meninos e meninas — vibra a pequena Amanda Stolarski, 10 anos, lembrando que o banheiro coletivo era uma das dificuldades da escola improvisada na subprefeitura, sem falar no espaço limitado.

—  Agora poderemos nos concentrar mais nas aulas, porque cada turma estará em sua sala — completa o colega Douglas Schaifer, 11. 

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.